sexta-feira, 21/06/2013

Música e contação de histórias são utilizadas para abordar bullying em aulas de artes

Projeto "Encantadores" estimula a criatividade dos alunos com o ensina de música, histórias e teatro

“Ser diferente é normal, ser diferente é legal. O que seria do açúcar, se todos gostassem do sal?”, com essa rima se forma o refrão cantado pelo professor Edvaldo Gomes nas aulas de artes da E.E. Dejanira Velho, em Ribeirão Preto, para abordar conflitos que interferem no curso da rotina escolar, como o bullying.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para complementar a música, o professor Edvaldo usa a contação de histórias, com direito a figurino e encenação. Os alunos cantam, batem palma e aprendem juntos a cada conto apresentado pelo professor.

A descoberta do novo estilo de ensinar surgiu por acaso, quando precisou substituir sua esposa, também professora, em um evento. “Quando abri a boca as crianças prestavam muita atenção e percebi que tinha algo para falar”, após o evento, o educador começou a dedicar tempo às composições e criação de histórias.

“Estamos acostumados com professores tradicionais, com a lousa cheia de lição. Ensino de maneira diferente. O lúdico ameniza o que parece ser complicado, eles assimilam com mais facilidade. É visível a melhora no comportamento e o aumento do interesse em participar da aula”, afirma.

A aceitação dos alunos fez com que o professor estruturasse um projeto que envolvesse música, histórias e teatro, nomeado de “Encantadores”. A ideia abriu espaço para a descoberta de novas habilidades entre os participantes, que aprendem a se portar no palco e explorar o seu lado artístico. “A criançada adora. Eles se envolvem, usam maquiagem, brincam. Todas essas atividades ajudaram a melhorar o relacionamento entre eles”.

Músico, contador e escritor

Os “Encantadores” também proporcionou descobertas ao seu idealizador. Com o número acumulado de histórias de sua autoria, nasceu no coração de Edvaldo o desejo de escrever um livro voltado ao público infantil. “Estou em fase de finalização deste novo projeto. É um sonho ousado e estou com muitas expectativas, creio que será bem recebido”.