• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/06/2017
Boas Práticas

Campanha do Litro D’água: saiba como racionalizar o uso do recurso hídrico

Educação apoia iniciativa que pretende garantir a economia de 1 litro/dia de água por pessoa

Em apoio à ABIDS-MA (Associação Brasileira de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável – Meio Ambiente), a Secretaria da Educação participa e convida toda a rede a juntar forças pela Campanha do Litro D’água. Trata-se de um movimento ambiental com o intuito de que os participantes poupem 1 litro de água. Para alcançar o alvo, não há custos. No entanto, a prática trará enorme economia a todos e ao Meio Ambiente. Poupar incentiva a cultura da prevenção. Acesse o site e saiba mais sobre o assunto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo da Campanha do Litro D’água é chamar a atenção para evitar o desperdício no uso do recurso natural. A simples mudança de hábitos pode significar economia de milhões de litros por dia. Numa época em que o mundo inteiro se preocupa com a escassez, a Educação faz sua parte e ensina pelo exemplo.

Um dos motes é que o boca-a-boca seja a forma mais eficaz de difundir a ideia do consumo consciente. Por esse motivo, você não verá publicidade impressa, tendo em vista que economizar papel é mais uma forma de contribuir com o Meio Ambiente.

Existem diversas formas de economizar 1 litro de água por dia, como abrir menos o registro do chuveiro e tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes, não molhar o sabonete e ensaboar as mãos com a torneira fechada, se barbear ou se depilar também sem deixar a água caindo pela torneira, regar as plantas com auxílio de um regador ou algum pote, ao invés de usar mangueiras d’água, e não lavar as calçadas, apenas varrer. Esses são exemplos possíveis de tarefas do dia a dia que garantem enorme economia.

Levando em consideração que essa campanha é de todos e para todos, incentive sua família e amigos a participar juntamente com você. Os benefícios não são apenas para o Meio Ambiente, mas para toda a sociedade. Se cada um economizar 1 litro de água, ao todo, serão milhões de litros por dia e a natureza agradece.

Fique atento para o consumo de água

Para ajudá-lo na luta pelo uso consciente da água, esse recurso natural que é imprescindível ao ser humano, preparamos uma tabela que lhe dará a dimensão de quantos litros d’água são gastos nas simples tarefas do dia a dia.

Lavar as mãos – 3 a 5 litros
Minuto no chuveiro – 15 litros
Descarga no vaso sanitário tradicional – 10 a 16 litros
Lavar a roupa com máquina de lavar – 150 litros
Lavar a roupa em tanque – 150 litros
Escovar os dentes com água correndo – 11 litros
Lavagem do automóvel com mangueira – 100 litros
Lavar louça em lava-louças – 20 a 25 litros

Estima-se que mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com falta d’água, e um dos grandes responsáveis é o desperdício. Não adote a cultura do desperdício. Pare, pense e faça.

Na Declaração universal dos Direitos da Água (ONU 1992) consta que o recurso é parte do patrimônio do planeta, sendo cada cidadão responsável. A água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia, pois o equilíbrio e o futuro da Terra dependem de sua preservação.