• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/02/2016
Agenda do secretário

Alunos falam sobre planos e engajamento em ações da escola na volta às aulas

O secretário José Renato Nalini acompanhou de perto o primeiro dia letivo na E.E. Major Arcy

Nesta segunda-feira (15), todos os alunos da rede estadual voltaram às aulas nas 5 mil escolas de São Paulo. O secretário da Educação, José Renato Nalini, acompanhou, pessoalmente, o primeiro dia de aula na E.E. Arcy Major, na Vila Mariana, zona sul da capital. Nalini chegou junto com os alunos, pela manhã, conversou sobre vestibular e sobre a retomada da rotina. Fez questão também de das boas-vindas aos jovens na porta da escola. A unidade faz parte do Programa de Ensino Integral (PEI), também conhecido como o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Fiquei extremamente feliz de acompanhar este primeiro dia de aula, porque vi como esses jovens são acolhidos na escola. Todos conhecem a diretora, ela conhece o nome de cada um. Este ambiente é o que nós sonhamos para cada unidade da rede pública paulista, um ambiente fraterno, de alegria, de satisfação. O lugar onde de se aprende é aonde deve ser feliz”, disse o secretário após a entrada dos alunos.

Os estudantes estavam animados e não viam a hora de rever os amigos e colocar o papo em dia. Outros, ansiosos para retomar os estudos por conta do vestibular. “Hoje nós fizemos acolhimento aos novos alunos e aos veteranos. Explicamos como funciona uma escola de ensino integral. Pretendo fazer o curso de Letras na Universidade de São Paulo (USP) e vou prestar Enem e Fuvest este ano e, por isso, vou precisar estudar muito. E essa escola vai me preparar para isso”, explica Beatriz de Almeida, aluna da E.E. Arcy Major.

Formação de Grêmios

Durante a visita na escola, o secretário anunciou a formação de grêmios em todas as escolas, com voto direto de alunos. “Vamos intensificar a criação e a dinâmica dos grêmios estudantis, vamos fazer uma ação articulada com as demais secretarias para desenvolver projetos que integrem a educação com uma política de Estado”.

A sugestão é que as eleições ocorram nas escolas com mandato de um ano dos eleitos pelos alunos, desde que estejam matriculados na unidade. Mesmo que a instituição tenha grêmio em atividade, deverá realizar eleição, garantindo assim que a escolha seja dos atuais estudantes.