• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/12/2011
Últimas Notícias

Simpósio de Ciências da Natureza traz discussão sobre cinema na sala de aula

O Professor da USP, Agnaldo Arroio apresentou uma palestra sobre educação e cinema no fim do segundo dia de evento A última palestra do II Simpósio de Ciências da Natureza […]

O Professor da USP, Agnaldo Arroio apresentou uma palestra sobre educação e cinema no fim do segundo dia de evento

A última palestra do II Simpósio de Ciências da Natureza desta terça-feira, 13 de dezembro, teve como foco o uso do cinema para a educação nas disciplinas de ciências. O professor doutor da Faculdade de Educação da USP, Agnaldo Arroio, falou sobre a importância de atingir alunos com diferentes tipos de aprendizados, variando os estímulos no ensino.

A escolha do cinema como material para a educação, segundo o professor, é explicada pela conexão afetiva, ressaltando que é mais fácil colocar o conhecimento na memória de longa duração, quando, por exemplo, o aluno vivencia uma experiência e se coloca no lugar do personagem. “O ser humano precisa contar histórias, passar o conhecimento de geração em geração.”, afirmou.

Entre os exemplos utilizados para demonstrar como as ciências naturais podem ser ensinadas com ferramentas audiovisuais, estava o filme Erin Brockovich – Uma mulher de talento, no qual a protagonista lida com a poluição da água, assim como a comédia brasileira Saneamento Básico: O Filme, no qual o tema é abordado por um filme amador. O palestrante enfatizou que é possível trazer mais discussões para a sala de aula quando as práticas envolvem cinema. “Se eu tenho autonomia em relação a essas linguagens, eu posso desestruturar essa mensagem.”, concluiu.

A educadora da equipe de ciências da CENP, Eleuza Guazzelli, que esteve presente no evento, comentou que a importância do Simpósio de Ciências da Natureza é “trazer um olhar diferente em cima das nossas questões de saúde. É um momento de troca de experiências e ideias”. O encontro, realizado na sede da Secretaria da Educação, dura até amanhã, dia 14 de dezembro.