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quarta-feira, 14/03/2012
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Talentos da Rede Estadual se expressam no Dia Nacional da Poesia

Iniciativas culturais e de incentivo à leitura nas escolas da rede estadual de São Paulo estimulam talento de alunos e professores, como o poeta e aluno do Ensino Médio, Luiz Brener […]

Iniciativas culturais e de incentivo à leitura nas escolas da rede estadual de São Paulo estimulam talento de alunos e professores, como o poeta e aluno do Ensino Médio, Luiz Brener

Desde a invenção da escrita a poesia é considerada uma das artes mais expressivas no que diz respeito a sentimentos. Por meio de ritmo e métrica a poesia faz rir, chorar e pode até levar o leitor a reflexões nunca antes cogitadas.  Hoje, 14 de março, no aniversário de nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), o Brasil homenageia seus artistas dos versos comemorando o Dia Nacional da Poesia. Essa forma de expressão, apesar de não ser o gênero mais popular, apaixona a todos que se envolvem, como o jovem aluno da rede estadual Luiz Brener.

Luiz tem 18 anos e começou escrever seus primeiros poemas aos sete. Desde então sua paixão pelos versos só aumentou. “Eu tenho um apreço muito grande pelo subjetivo, gosto dessa coisa de andar em círculos… A poesia é o meu lar”, declara o estudante que acaba de se formar no Ensino Médio. O poeta e ator acredita na importância da poesia para o ensino, e afirma que a prática “aprimora a sensibilidade e ensina a lançar um segundo olhar sobre as coisas que geralmente são muito banalizadas no nosso cotidiano”.

Com um livro escrito (“Livro de Microcontos ETC Bienal” – editora BlogBooks) e duas marcantes participações nas antologias poéticas “O Segredo da Crisálida” organizado pela crítica literária Andréa Catópra, e “Páginas Vazias”, da Madio Editorial , Luiz já é para muitos, um jovem talento da literatura e poesia. Ele admite, porém, que tem um processo criativo muito desorganizado: “Na maioria das vezes meus melhores versos vem num momento de distração, e eu tenho o péssimo hábito de deixar para escrever a ideia depois”. Luiz já está preparando um livro só dele, que se chamará “Fotogramas Inócuos”.

Mas não é só do talento de alunos que a poesia se faz viva na Rede Estadual. Um ótimo exemplo é o do professor Vanderley Aparecido, que mantém um blog com diversas obras literárias. O que torna seu hobbie único, é que ele leciona matemática, e usa a disciplina em seus textos. “Essa relação que tenho com os números me serviu de inspiração para escrever o que sinto, o que penso, o que desejo; com um vocabulário matemático simples, de fácil entendimento para todos, sejam matemáticos ou não. Consegui relacionar conceitos matemáticos com a beleza da mulher, com o que sinto”, explica Vanderley.

Entretanto, histórias como a de Luiz e Vanderley não seriam possíveis sem projetos como o “Poesia na Escola”, da diretoria de Ensino de Caieiras e coordenado pela professora Vera Lúcia de Souza. A iniciativa, que começou em 2002 na E.E. Prof.º Rogério Levorin e envolve os alunos e professores no tema, com o objetivo de realizar uma publicação no fim do ano, em um sarau de apresentação dos melhores trabalhos. A professora relata que “tanto os alunos do Ensino Médio, do EJA [Ensino de Jovens e Adultos] e os professores, fazem questão de apresentarem. Eles têm entusiasmo e se sentem importantes”.

Vera ressalta, porém, que sem o estímulo dado pela Secretaria da Educação, muitos talentos ficariam escondidos, sem a divulgação merecida. “As escolas desenvolvem o sarau para apresentarem as melhores poesias. Todo ano a Secretaria manda os recursos e a gente faz a produção do livro, e em 2012, além das melhores poesias, entraram também relatos dos professores de como foi o projeto e o que os motivou.”

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