• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/03/2013
Sociedade

Tire suas dúvidas sobre o currículo das Escolas de Tempo Integral

Disciplinas como Geografia e História continuam na matriz das unidades de Ensino Fundamental

Desde o início do ano letivo de 2013, as Escolas de Tempo Integral contam com um currículo mais atrativo, que oferece aos estudantes do Ensino Fundamental oficinas nas áreas de ciências da natureza e humanas, além de atividades de temática eletiva, contemplando todas as áreas de conhecimento. Os primeiros anos da escolarização contam com o foco na alfabetização dos alunos e um número maior de aulas de português e matemática.

As disciplinas Geografia e História continuam fazendo parte do currículo dessas escolas, conforme explica Sônia Jorge, coordenadora do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. “Na prática, o conteúdo dessas disciplinas é trabalhado de maneira transversal, deixando de ser segmentado”, afirma.

Para a coordenadora, a forma como as disciplinas estão estruturadas auxilia o aprendizado dos alunos. “Nós buscamos melhorar a habilidade de leitura, as competências matemáticas, os conceitos de geografia, história e ciências de maneira integrada. Dessa forma, os alunos alcançam a segunda etapa do Ensino Fundamental com mais conhecimento”, explica.

– Assista ao vídeo para entender como está estruturado o currículo das Escolas de Tempo Integral que oferecem o Ensino Fundamental.

20130311_eti_620_620_01

A organização atual do currículo é resultado de um processo que começou em 2011 e contou com a colaboração de dirigentes e supervisores de ensino de todo o Estado. Sem qualquer alteração no currículo base, a mudança propicia maior autonomia para as escolas e diversidade de áreas de conhecimento a serem estudadas.

Foco em Língua Portuguesa e Matemática

O foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental em toda a rede estadual paulista está na alfabetização dos alunos. Para isso, foi criado o programa Ler e Escrever, que promove o desenvolvimento das competências leitora e escritora e dos conceitos básicos da matemática, envolvendo na prática de sala de aula elementos da vida social e cotidiana e conhecimentos de diferentes áreas.

Desde 2007, ano de implantação do programa Ler e Escrever, o índice de crianças plenamente alfabetizadas até o 3º ano do Ensino Fundamental subiu mais de sete pontos percentuais, atingindo a marca de 95% em 2011, de acordo com a avaliação do Saresp. Em 2007, o percentual era de 87,4%. Esses dados colocam a rede estadual paulista à frente do restante do país, já que, de acordo com os dados do Censo de 2010, 84,8% da população nessa faixa etária são alfabetizados em todo o Brasil.