• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/02/2014
Escola da Família

Vejam 10 maneiras para acompanhar a vida escolar de seus filhos

Sugestões serão discutidas no evento Um Dia na Escola do Meu Filho, que acontece nesse sábado (22)

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é uma forma eficaz de incentivar a criança e garantir um bom desempenho nos estudos. A Educação consultou os especialistas da maior rede de ensino do País, que formularam 10 dicas de ações que repercutem de forma positiva no processo de aprendizado dos estudantes. As sugestões serão discutidas nesse sábado (22), durante o evento Um Dia na Escola do Meu Filho, uma “reunião” entre pais e mestres, que acontecerão em todas as cinco mil escolas estaduais de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O evento pretende aproximar ainda mais a comunidade da vida escolar dos estudantes. Na primeira edição de 2014, o tema central é a participação das famílias no combate a um dos principais gatilhos dos conflitos escolares: o bullying.

Durante todo o dia, as escolas foram orientadas a preparar atividades especiais, como palestras, visitas às dependências da unidade, exibição de filmes e gincanas. O objetivo é mostrar as ações desenvolvidas nas escolas e apresentar o funcionamento de estruturas como o Conselho da Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Escolar. Cada unidade escolar é responsável por definir a programação e também serão distribuídos panfletos com as 10 orientações simples que podem ser aplicadas no dia a dia (veja na galeria de fotos). 

Boletim online

Além do evento, os pais podem acompanhar a vida escolar de seus filhos por meio do boletim escolar, distribuído bimestralmente nas versões online e impressa a todos os quatro milhões de alunos da rede. Para acessar, é necessário apenas informar o número do Registro do Aluno (RA) aqui no Portal da Educação. Acesse aqui!

“A parceria entre escola e família é a base para a formação de qualidade dos nossos alunos. Aplicamos um questionário a cerca de 1 milhão de estudantes e constatamos que 70,3% deles recebem ajuda dos pais na hora da lição de casa. A Secretaria dispõe de muitos recursos que possibilitam essa aproximação, sempre incentivada pelas nossas diretorias de ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

#album[2371]top#