Ensino Técnico de Qualidade

Para acessar a área restrita do programa Vence, por favor envie email para coordenacao.vence@educacao.sp.gov.br, informando: número da AES (Autorização de Execução de Serviço); cursos; nº da edição; Diretoria de Ensino; nome; email; CPF; RG/dígito/UF; data de nascimento.

O programa possibilita aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas cinco mil escolas da rede estadual a oportunidade de obter, também, formação e certificado de um curso técnico gratuito.

A Educação estabeleceu parceria com mais de 270 instituições de educação profissional, que oferecem cerca de 70 cursos técnicos em diferentes municípios paulistas.Para ampliar o acesso à educação profissional e as condições para que os jovens desenvolvam plenamente suas capacidades e seus potenciais, a formação profissionalizante é oferecida em duas modalidades.

Na modalidade integrada, os estudantes têm o curso regular agregado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico no contraturno das aulas regulares em uma das instituições credenciadas.

Mais vídeos

Vence Integrado

São oferecidos 94 cursos técnicos, sendo 51 no Centro Paula Souza (ETEC) e 43 no Instituto Federal de Educação. Eles abrangem os mais diferentes segmentos de mercado, com cursos nas áreas industrial, de comércio e de serviços.

A escola estadual é responsável pela formação básica e o Centro Paula Souza (ETEC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, pela formação técnica.

A modalidade oferece, atualmente, para alunos de 52 municípios de São Paulo e 73 escolas estaduais, a oportunidade de terminarem o Ensino Médio com uma profissão, ganhando competitividade para a inserção no mercado de trabalho.

O programa contempla alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e que cursarão a 1ª série do Ensino Médio na escola estadual de São Paulo no ano letivo seguinte. Em 2014, começaram a ser oferecidas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No caso das ETEC, a seleção de alunos é feita por avaliação classificatória (vestibulinho), e por sorteio no Instituto Federal de Educação.

Vence Concomitante

Modalidade em que o aluno cursa o Ensino Médio na escola estadual e, em outro período, faz o curso técnico em uma instituição credenciada.

Alunos da 2ª e da 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm a oportunidade de ingressar em um dos 1.965 cursos técnicos de 65 diferentes modalidades, que abrangem os 10 eixos tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.

Mais de 3 mil escolas estaduais têm estudantes que participam do programa. Isso corresponde a 85,7% de unidades escolares no Estado de São Paulo. São atendidos alunos de 429 diferentes municípios, que corresponde a 65% dos existentes no Estado de São Paulo. O programa conta com instituições credenciadas em 106 municípios.

As opções vão desde carreiras tradicionais, como mecânica, automação industrial, análises clínicas e contabilidade, a novos cursos, como nutrição dietética, serviços jurídicos, design de interiores e comunicação visual, por exemplo.

Últimas Notícias