• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/09/2008
Idiomas

“Almanaque Educação” explica as mudanças na língua portuguesa e entrevista o bibliófilo José Mindlin, na TV Cultura

A língua é viva, pois sofre alterações, se adapta e se presta sempre a uma comunicação eficiente. Mas como apresentar toda a rica diversidade linguística da língua portuguesa para os […]

A língua é viva, pois sofre alterações, se adapta e se presta sempre a uma comunicação eficiente. Mas como apresentar toda a rica diversidade linguística da língua portuguesa para os estudantes? É isso que a Trupe do programa Almanaque Educação procura desvendar nesta terça-feira (16/09), às 19h30, na TV Cultura.

No episódio inédito Mudanças na Língua Portuguesa, a atração entrevista o grande bibliófilo José Mindlin, que explica, por meio dos livros, a evolução de nossa língua. O Almanaque Educação fala sobre a linguagem criada pelos jovens para se comunicar com rapidez e eficiência, mostra dicas de especialistas, o papel da escola e a influência da literatura. No game, a atração traz um jogo surper divertido, no qual os participantes devem montar três palavras com letras determinadas pela produção.

Num segundo momento, uma professora de português vai a uma Lan House falar sobre a linguagem da Internet. No quadro Pequena História Particular, o poeta Glauco Matoso conta um pouco da sua história. Informações curiosas relativas ao tema, como as novas regras da língua portuguesa e a reforma ortográfica, também entram nesta edição.

A Trupe que conduz o programa é formada pelos personagens Azeitona (Fabiano Geuli), Dorinha (Melissa Nascimento), Suspiro (Ju Colombo), Chumbinho (Paulo Henrique Jordão) e Guri (Márcia Oliveira). A atração, uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, terá reapresentação no sábado (20/09), a partir das 11h30.