A rede estadual de São Paulo já sabe quem serão os 225 estudantes que estarão, em outubro, na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A lista com os resultados da fase 3 da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) foi divulgada nesta sexta-feira (15) na Secretaria Escolar Digital. Têm vaga garantida na competição nacional todos os alunos medalhistas de ouro do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
A terceira e última fase da Omasp foi aplicada no dia 7 de agosto. Dessa vez, os candidatos tiveram a desafio de responder a 20 questões sobre temas do conteúdo de matemática como geometria, aritmética, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade, estatística e lógica, de acordo com o ano e a série em que está matriculado. Mais de 15 mil estudantes em todo Estado foram convidados a realizar a prova. A lista dos selecionados está disponível neste link.
Para a definição dos representantes na OBM, a equipe da Seduc-SP organizou uma classificação única, independentemente do município ou da Unidade de Ensino Regional. Na fase anterior, pela regra, 5% dos estudantes com as melhores notas de todas as cidades paulistas foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Nas próximas semanas, esse grupo poderá participar de aulas online com especialistas do projeto Starboard Science, parceiro da Seduc-SP pelo segundo ano. Todos terão acesso aos exercícios da plataforma focada no treinamento de alunos para olimpíadas de conhecimento de matemática, incluindo medalhistas de prata e bronze da fase 3. A Olimpíada Brasileira de Matemática está marcada para os dias 9 e 10 de outubro nos polos de aplicação em todo o Estado de São Paulo.