
Nesta quarta-feira (10), 366 alunos da rede estadual participam de premiação pelo bom desempenho na Olimpíada Nacional de Ciências 2025, em São Paulo. A competição deste ano teve como tema central os oceanos, os participantes foram estimulados a explorar a biodiversidade marinha, o ciclo da água e o papel dos mares no equilíbrio climático e na sustentabilidade do planeta.
O evento premiará os alunos com melhor desempenho na competição com certificados e medalhas. Entre as instituições premiadas, está a Escola Estadual Ibrahim Nobre, localizada na zona sul da capital paulista, com dois alunos do Ensino Médio premiados.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025, uma das maiores competições científicas do país, é voltada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, incluindo estudantes do itinerário formativo da Educação Técnica Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A competição é organizada por cinco importantes instituições científicas, entre elas, o Instituto Butantan, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Sociedade Brasileira de Física.
A primeira fase foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com questões objetivas de múltipla escolha. Já os classificados para a segunda fase, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, realizaram provas dissertativas.