sexta-feira, 11/04/2014
Imprensa

5 mil alunos da rede estadual concorrem neste domingo a 219 bolsas de intercâmbio na Europa

2ª edição do programa da Secretaria da Educação leva estudantes dos Centros de Estudos de Línguas a cursos de férias na Espanha, França e Inglaterra Neste domingo, dia 13 de abril, os alunos dos Centros de Estudos de Línguas inscritos na 2ª edição do programa de intercâmbio cultural participam da etapa final do processo seletivo. […]

2ª edição do programa da Secretaria da Educação leva estudantes dos Centros de Estudos de Línguas a cursos de férias na Espanha, França e Inglaterra

Neste domingo, dia 13 de abril, os alunos dos Centros de Estudos de Línguas inscritos na 2ª edição do programa de intercâmbio cultural participam da etapa final do processo seletivo. O exame avalia o conhecimento adquirido nas aulas de idiomas nos CELs (no caso, espanhol, francês e inglês). As provas começam às 14h e os locais podem ser consultados no Portal da Educação.

Neste ano, são oferecidas em todo o Estado 219 vagas, sendo 20 para França, 60 para Inglaterra e outras 139 para Espanha, nação que estreia nos destinos participantes do programa do Estado. Os aprovados embarcam em junho, durante as férias escolares, para uma temporada de 20 dias em um dos países.

A Secretaria oferece todo o suporte necessário: trâmite para a emissão de documentação, transporte, alimentação e estadia. Além das aulas em centros de ensino, os estudantes também farão passeios culturais monitorados, tudo sem custo.

“Entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano, levamos 356 alunos de diferentes municípios do Estado para intercâmbios na Argentina, Inglaterra e França. A proposta é ampliar cada vez mais o número de estudantes participantes”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Ao todo estão em funcionamento 229 Centros de Estudos de Línguas onde são ofertados aos estudantes da rede estadual outros quatro idiomas: alemão, italiano, japonês e mandarim. Cada curso é comporto por seis módulos semestrais e, após o término, é emitido o certificado de conclusão.