• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/08/2025
Destaque

98% das famílias de estudantes de SP preferem que os filhos façam o Ensino Médio integrado ao técnico

Em pesquisa aplicada pela Secretaria da Educação, 72% dos estudantes da 1ª série disseram que têm interesse no Itinerário de Formação Técnica e Profissional; escolha começa nesta sexta-feira (22)

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início nesta sexta-feira (22) ao período de definição, pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, do itinerário formativo para os próximos dois anos letivos. As opções para os mais de 400 mil alunos matriculados na primeira etapa do Ensino Médio são: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. No fim do primeiro semestre, a Secretaria da Educação aplicou uma pesquisa que foi respondida por 239,6 mil pessoas, entre responsáveis legais e alunos e, dos participantes, 98% dos familiares e 72% dos alunos disseram ter preferência pelo itinerário técnico.

O processo de escolha vai de 22 de agosto a 14 de setembro, mesmo período para novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026. Cada estudante deve registrar quatro opções em acesso à Secretaria Escolar Digital (SED). Para aqueles que optarem pelo itinerário de Humanas, o registro deve ser por Linguagens e Ciências Humanas. Para exatas, o registro deve ser por Matemática e Ciências da Natureza. Se um estudante optar pelo ensino técnico, deve indicar seus cursos de preferência. Neste caso, são 11 os cursos oferecidos dentro das próprias escolas estaduais, por professores da Seduc-SP e do Centro Paula Souza, além de  cursos ofertados em parceria com o Senai e Senac. 

Para ajudar os alunos no processo de escolha, a Educação criou um site com todas as informações sobre os cursos técnicos e também os dois outros itinerários formativos. Além disso, a Seduc-SP reuniu, no início deste mês, representantes dos grêmios estudantis de todo o estado, para que eles apoiem os colegas da 1ª série no processo de escolha.

Pesquisa

A pesquisa organizada pela Educação foi respondida por estudantes e familiares no aplicativo Sala do Futuro canal oficial de consulta aos boletins escolares, frequência, tarefas e agenda escolar. Do total de 239,6 mil respondentes, 58% eram alunos e 42%, responsáveis legais.

Além da opção pelo ensino técnico, entre as respostas sobre áreas de conhecimento e formação de preferência, os estudantes priorizaram, pela ordem: administração, itinerário formativo de Humanas, desenvolvimento de sistemas, vendas e enfermagem.

Novidades no itinerário formativo de exatas e humanas

Entre as novidades para o próximo ano letivo, os estudantes de Exatas terão disciplinas de aprofundamento em biologia e química.  Os alunos de Humanas, por sua vez, terão aulas de aprofundamento em geografia, filosofia e sociologia.

Passo a passo para a escolha de itinerários

O itinerário formativo deve ser escolhido exclusivamente por estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, na SED. 

No menu de escolhas, estão disponíveis, em primeira página, o itinerário com cursos técnicos por área e, abaixo, o de Exatas e Humanas. Nos cursos técnicos, para escolher enfermagem, por exemplo, o estudante deve clicar antes na área de Saúde e Educação. Para escolher desenvolvimento de sistemas, antes o aluno interessado deve clicar na área de Tecnologia.

Os estudantes que estão, em 2025, na 2ª série do Ensino Médio, seguirão no mesmo itinerário formativo no próximo ano letivo.