• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/05/2004
Últimas Notícias

Programa Escola da Família bate recorde de público

Quase cinco milhões de pessoas participaram das atividades do Escola da Família nos finais de semana de abril. Um recorde de público para o Programa, que desenvolve atividades de lazer, […]

Quase cinco milhões de pessoas participaram das atividades do Escola da Família nos finais de semana de abril. Um recorde de público para o Programa, que desenvolve atividades de lazer, cultura, esportes, artes e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar.

A grande participação da comunidade nos mostra que o Programa se consolidou e as escolas estaduais se tornaram um espaço de convivência aos finais de semana, tornando uma opção de lazer, cultura e aprendizado para todos. “Uma escola de que os pais participam, em que os professores estão envolvidos, em que os alunos têm prazer de estudar. Uma escola aberta, democrática, dinâmica e interativa. Essa é a grande alternativa para a educação”, explica o secretário de Educação, professor Gabriel Chalita.

Durante o mês de abril, foram realizadas 229.991 atividades em 5.304 escolas estaduais. No total, 4.967.789 pessoas participaram da programação do Escola da Família, organizadas por um verdadeiro exército de bolsistas universitários, educadores profissionais, diretores e vice-diretores de ensino e voluntários.

“Estamos muito felizes de ter alcançado esta marca antes mesmo de completarmos um ano. Todas as equipes de educadores universitários e profissionais, voluntários, dirigentes de ensino, diretores, enfim, todos os envolvidos no Programa estão de parabéns. Sem eles o sucesso não seria o mesmo. O nosso compromisso agora é aprimorar cada vez mais a realização das atividades e a capacitação dos agentes, para oferecermos sempre o melhor aos nossos cidadãos”, declara a coordenadora do Programa, Cristina Cordeiro.

O Escola da Família

O Programa Escola da Família é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário.

O objetivo do Programa é abrir as portas das escolas estaduais aos fins de semana com atividades de saúde, cultura, esportes, lazer e qualificação profissional para toda a comunidade.

Educadores profissionais (professores da rede estadual) e educadores universitários (bolsistas) são os agentes que comandam as atividades nas escolas. Atualmente, o Escola da Família oferece 25 mil bolsas de estudos para universitários, em parceria com 313 instituições de ensino superior. O Governo do Estado paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, e a faculdade/universidade cobre o restante.

Em contrapartida, estes universitários (que devem ter estudado pelo menos o Ensino Médio em escola estadual) atuam como monitores nas escolas aos sábados e domingos.

Wania Torres