quarta-feira, 19/01/2011

Governo do Estado investe R$ 127,3 milhões no “Trato na Escola”, programa de revitalização da rede

Lançado em 2008, projeto especial prevê a revitalização das unidades de ensino da rede por meio de pequenas reformas, obras de reparo, pintura e paisagismo todos os anos; Em 2011, […]

Em 2011, todas as cinco mil unidades da rede estadual de ensino da Capital, Grande São Paulo e Interior serão atendidas

O Governo do Estado de São Paulo comemora nesta quinta-feira (20/01) mais uma edição do “Programa Trato na Escola”, que prevê a revitalização das unidades de ensino da rede por meio de pequenas reformas, obras de reparo, pintura e paisagismo. Com investimento total de R$ 127,3 milhões, o programa abrange as cerca de cinco mil unidades de ensino em todo Estado. A ação tem por objetivo principal permitir que os cerca de 4,5 milhões de alunos da rede iniciem o ano letivo – que começa em 10 de fevereiro – em ambientes organizados, limpos e revitalizados.

“(O programa) envolve toda a parte de pintura, envolve cortinas, envolve ventiladores, envolve higienização da escola, pequenos reparos e também a transferência 7,9 mil reais para todas as APMs, para todas as escolas, uma a uma, para as aulas começarem no dia 10 com a escola arrumada, pintada, caprichada, pra dar um estímulo ainda maior para os alunos”, declarou Alckmin.

“O Trato na Escola representa o compromisso que o governo do Estado de São Paulo assumiu de priorizar a Educação em todas as esferas. Este é um projeto especial com o objetivo de dar cara nova às escolas e melhorar o ambiente escolar como um todo, o que também é compromisso de nossa gestão”, disse Herman Voorwald, secretário de Estado da Educação.

As obras do programa envolvem desde a pintura dos prédios, projetos paisagísticos e pequenos reparos até a higienização das unidades. Cada escola, de acordo com seu tamanho, receberá kits de pintura compostos por tinta esmalte para ferros, alambrados e barrados; tinta acrílica para alvenaria, piso de quadra e quadro negro; tinta para azulejo; massa corrida e aguarrás. O investimento nos kits chegou a R$ 33,5 milhões para atender 4.069 escolas. Também vem sendo instalados cortinas nas salas de aula de 2.008 escolas, a fim de diminuir a claridade excessiva dos ambientes, e 86.783 ventiladores em 4.699 unidades de ensino. Juntas, as ações tiveram custo de R$ 52,5 milhões.

Além dos kits de pintura, das cortinas e dos ventiladores foi repassado em dezembro de 2010 o valor de R$ 7.900,00 a cada uma das Associações de Pais e Mestres (APMs), que ficam encarregadas de contratar serviços de pintura interna, externa, de quadra e de lousa, podendo também adquirir materiais adicionais necessários para realização das obras. O repasse total chegou a R$ 41,3 milhões em todas as cinco mil escolas do Estado.

Além dos serviços de pintura, o programa “Trato na Escola” pode compreender as seguintes ações:

– Serviços nas instalações hidráulicas (troca de torneiras avariadas, tubos flexíveis, reparo de válvulas, troca de cubas e louças sanitárias);

– Recolocação de pisos e azulejos faltantes;

– Substituição de fechaduras, tambores, maçanetas, dobradiças e trincos;

– Desentupimento de tubulações de esgoto;

– Troca de vidros;

– Remoção de entulhos;

– Limpeza de canaletas junto aos muros de arrimo e/ou divisa;

– Limpeza de galeria de águas pluviais;

– Limpeza de calhas e coletores;

– Limpeza e impermeabilização de caixa d’água;

– Limpeza e desobstrução de fossas sépticas;

– Limpeza de caixas de gordura;

– Limpeza geral das áreas comuns, salas de aula e banheiros;

– Manutenção e conservação de jardim;

– Higienização sanitária;

– Conserto de portões;

– Substituição de portas de madeira, batentes e lambril;

– Conserto e aquisição de grades e telas de proteção para portas e janelas;

– Conserto de equipamentos da quadra de esportes;

– Aquisição de telhas para reposição

– Limpeza e troca de carvão dos filtros de bebedouros;

– Aquisição e instalação de divisórias e toldos;

– Recarga de extintores de incêndio;

– Reposição de forros;

– Aquisição e instalação de alambrado;

– Aquisição de vasos de plantas;

– Aquisição de bancos de concreto para jardim

Sobre o Trato na Escola

Lançado em 2008, o Programa Trato na Escola é um projeto especial que tem como objetivo proporcionar que as escolas comecem o ano letivo de cara nova. Dessa forma, todos os anos as unidades da rede estadual recebem verba e materiais da Secretaria de Estado da Educação para pintura dos prédios, projetos paisagísticos, pequenos reparos até a higienização das escolas. O investimento no programa este ano é de R$ 127,3 milhões.

Parte da verba segue para as escolas em materiais como em tintas, corantes, massa corrida, aguarrás e outros itens. Outra parte é entregue para as Associações de Pais e Mestres (APMs), que ficam encarregadas de contratar serviços de pintura interna, externa, de quadra e de lousa, podendo também adquirir materiais necessários para realização das obras. As escolas que não têm APM recebem o repasse por intermédio das Diretorias de Ensino.