• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/03/2004
Pura

Secretaria de Educação assina convênio para reduzir desperdício de água

Evitar o desperdício de água transformou-se num dos grandes desafios do século XXI. Cientistas, especialistas e estudiosos de todo o mundo vêm alertando para a gravidade do problema e ressaltando […]

Evitar o desperdício de água transformou-se num dos grandes desafios do século XXI. Cientistas, especialistas e estudiosos de todo o mundo vêm alertando para a gravidade do problema e ressaltando a necessidade de conscientização e participação da sociedade. A Secretaria de Estado da Educação engajou-se nessa luta. Vai assinar, nesta quinta-feira, dia 12 de março, às 11h20, um convênio para racionalizar o consumo de água nas escolas.

O evento será transmitido por meio de teleconferência a todas as Diretorias de Ensino e escolas da rede estadual e poderá ser acompanhado por antenas parabólicas digitais e analógicas. O Projeto de Uso Racional de Água em Escolas Estaduais – Convênio Pura – terá parceria com a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e será implantado em 50 escolas de grande porte, com alto consumo de água, localizadas na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, que abrange a Capital e a Grande São Paulo.

As escolas passarão por uma avaliação técnica feita pela SABESP. As tubulações externas, os trechos entre os hidrômetros e as caixas d’água, os chuveiros, torneiras e válvulas de descarga serão verificados. Feita a avaliação, as obras de correção e substituição de equipamentos serão realizadas. O prazo previsto para execução das obras é de 240 dias após a liberação da verba, que será proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O objetivo da Secretaria é reduzir em, no mínimo, 10% o consumo de água nas escolas.

A Secretaria de Estado da Educação está elaborando também um Projeto Pedagógico que visa conscientizar a comunidade escolar sobre o uso racional da água. Por meio de seminários, pretende transformar os alunos em agentes multiplicadores, para que ensinem aos familiares o que aprenderam, envolvendo assim toda a comunidade na luta pelo combate ao desperdício de água. Os professores receberão material pedagógico (1 livro e 1 CD) para a aplicação em sala de aula.

EVENTO

Dia: 12 de março de 2.004

Horário: 11:20 horas

Local: Escola Estadual Oscar Thompson

Av. Lins de Vasconcelos, 600 – Cambuci

 

Rosana Daumas