segunda-feira, 10/11/2003

Abertura do II Fórum de Educação terá a presença do secretário Gabriel Chalita

O II Fórum de Educação tem início no dia 11, às 19 horas, em Aparecida, com a presença do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita. Cerca […]

O II Fórum de Educação tem início no dia 11, às 19 horas, em Aparecida, com a presença do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita. Cerca de 5 mil pessoas devem participar deste que se tornou um evento de vanguarda na área educacional.

Nesta edição, que se encerra no dia 14 de novembro, um dos principais objetivos é divulgar entre os educadores do Estado as primeiras experiências relacionadas ao Programa Escola da Família, implantado pela Secretaria de Educação em agosto.

A abertura solene do evento ocorrerá no auditório da Rádio Aparecida, mas toda a programação, que inclui oficinas, palestras e atividades artísticas, será realizada no município de Guaratinguetá.

Na cerimônia de abertura, o professor Gabriel Chalita, falará sobre o Escola da Família. Além dele, o professor Jamar Monteiro discorrerá sobre o tema “O Poder da Felicidade – Como construí-la na relação com o outro.”

A intenção é repetir o sucesso do I Fórum, realizado no ano passado. A partir daquela iniciativa, os educadores notaram reflexos positivos na rotina das escolas.  O conceito de aprendizagem por meio do vínculo afetivo entre alunos, escola e professores se fortaleceu.

Festivais de música, apresentações artísticas, jogos interativos passaram a fazer parte da rotina dos alunos.

“A ação do Fórum estimulou as escolas a se atualizarem dentro da nova linha de ensino”, observou o professor Eduardo Ferreira de Castro, dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá, uma das coordenadoras do evento, ao lado da Coordenadoria de Ensino do Interior e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

As oficinas pedagógicas terão como objetivo capacitar os educadores, abordando diversos temas atuais e atemporais, entre eles o de como contornar situações difíceis na sala de aula.

São parceiras do II Fórum de Educação 17 prefeituras municipais, além de instituições de ensino superior, da 2a. Companhia de Livros, da editora Jairo de Paula e da Rádio Aparecida.

Dados técnicos

Data – de 11 a 14 de novembro.

Local – Ginásio da Rádio Aparecida, Aparecida, e Clube dos 500, Guaratinguetá.

Palestras –

“A Educação e o Sagrado – A Ação Terapêutica do Educador” – Prof. Ms. Laureano Guerreiro Bogado.

“Relacionamento Humano” – Dr. Celso Carneiro.

“Inclusão” – Profª. Dra. Carmem Ventura – PUCCAMP.

“O Tempo Passou… ficaram lições de vida” – Profª. Maria Aparecida Motta Coelho.

“Excelência de Educadores na Era do Conhecimento” – Sociólogo, autor, ator e dramaturgo: André Tadeu Aguiar de Oliveira.

“A Família na Escola” – Padre Pedro Cunha – Professor da FATEA-Lorena

“A metodologia para o Ensino de História de acordo com o pensamento historiográfico atual” – Profª. Dra. Vera Pozzati

“Como contornar situações difíceis na sala de aula” – Prof. Ms. Jairo de Paula.

fotos: