segunda-feira, 15/09/2003

Estudantes lotam o Ginásio do Ibirapuera na Campanha de Desarmamento Infantil

Alunos de escolas estaduais da Capital participaram hoje (15/08) do lançamento da “Campanha do Desarmamento Infantil”, no Ginásio José de Almeida, Ibirapuera, e literalmente vestiram a camisa da campanha. Os […]

Alunos de escolas estaduais da Capital participaram hoje (15/08) do lançamento da “Campanha do Desarmamento Infantil”, no Ginásio José de Almeida, Ibirapuera, e literalmente vestiram a camisa da campanha. Os oito mil alunos presentes das 200 escolas estaduais de Ensino Fundamental – de 1.a a 4.a série – receberam uma camiseta com o símbolo do desarmamento infantil.

Depois de dançarem e cantarem com os palhaços Atchim e Espirro, as crianças vibraram com a apresentadora Eliana, da TV Record. Eliana é a madrinha da Campanha que mobiliza crianças de todo o País e as estimula a trocar suas armas de brinquedo por revistas da Editora Abril.

O Governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, falaram da importância da campanha como forma de dizer “sim” à Paz.  “Hoje é o dia em que vamos trocar as armas de brinquedo pela leitura”, disse o Governador Alckimin para as crianças presentes, lembrando que “desarmar é amar a paz, as crianças e os jovens”. O presidente do Grupo Abril declarou que a idéia é promover nas Escolas e no Estado uma campanha para acabar com a violência em todo o Brasil, a partir de São Paulo.

Gabriel Chalita, Secretário de Estado da Educação, disse aos jornalistas que a Secretaria Estadual da Educação tem convicção de que o caminho contra a violência é a prevenção. “Esse é o início de uma conscientização contra o armamento infantil.”

O evento teve início às 10 horas e contou ainda com a presença de Beto Carrero, Grupo Falamansa, Os Travessos, além de várias apresentações como Fanfarra, dança e histórias. As Secretarias Estaduais de Educação, de Segurança Pública, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Juventude, Esporte e Lazer deram apoio ao evento.

Visando à valorização da cultura de paz e cidadania por meio do desenvolvimento e incentivo do hábito da leitura, a campanha vai até o fim de novembro em todas as escolas estaduais de Ensino Fundamental da capital. Cada escola se transformará em posto de arrecadação de armas de brinquedo em troca de revistas infantis. As 40 escolas que mais arrecadarem armas serão premiadas com a assinatura anual da “Revisteca”, kit com mais de 10 títulos de revistas da Editora Abril.

Após a arrecadação, por volta do dia 15 de novembro, todas as armas infantis serão guardadas nos armazéns da Polícia Militar. No final da campanha, em novembro, serão destruídas por rolos compressores.

Cristiane Agonio