segunda-feira, 01/09/2003

Na Semana da Solidariedade, uma atenção muito especial aos idosos

Escola da zona norte foi palco da abertura de período de reflexão sobre o tema Nem o frio e a chuva forte da manhã de Domingo, 31 de agosto, impediram […]

Escola da zona norte foi palco da abertura de período de reflexão sobre o tema

Nem o frio e a chuva forte da manhã de Domingo, 31 de agosto, impediram que cerca de 100 idosos comparecessem à Escola Estadual Castro Alves, em Lauzane Paulista, para participar da abertura da terceira edição da Semana da Solidariedade, que, neste ano, tem o foco voltado para a Terceira Idade. O evento teve as presenças da Primeira Dama, Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e do Professor Gabriel Chalita, Secretário de Estado da Educação.

Os idosos da comunidade e do Asilo Santo Alberto, próximo da escola, tomaram café da manhã especial na quadra e, embalados por muita música, foram atendidos por cabeleireiros e manicures voluntários. A escola apresentou um jogral de manifesto à vida e à solidariedade, um coral de 13 vozes de alunos cantou a música Aquarela e uma roda de capoeira se formou no pátio.

Na biblioteca, as mesas tinham jogos de dama e dominó e, num dos corredores da escola, foi montada uma pequena mostra do trabalho de bordado e tricô de 40 voluntárias da Terceira Idade da Paróquia Santo Antônio do Lauzane. A venda do artesanato realimenta a cooperativa da paróquia e também reverte em benefício de mães carentes do bairro.

Maria Lúcia Alckmin ressaltou a importância de o jovem respeitar e conviver com o idoso. “E que não seja só nesta semana, mas em todos os outros dias. São pessoas que já passaram por tudo na vida, aprenderam muito e têm muito a nos ensinar”, enfatizou.

Gabriel Chalita acredita que o envolvimento dos alunos nas atividades da Semana da Solidariedade é importante como forma de conscientização. “Nesta semana, todas as escolas vão refletir sobre o respeito ao idoso. Os alunos também vão visitar asilos e levar um pouco de paz e vida para essas pessoas”.

Como forma de participação ativa na Semana da Solidariedade, as escolas estaduais participam da “Gincana da Cidadania”. De 1 a 6 de setembro, atividades culturais, artísticas e ações sociais movimentam as unidades de ensino e suas comunidades em prol do idoso. A programação inclui arrecadação de produtos recicláveis e de cestas de alimentos, visitas a asilos, além de apresentações de dança, peças teatrais, desfiles de moda reciclada.

Tatiana Pinheiro