segunda-feira, 31/10/2011

Projeto Saúde Visual nas Escolas atende 2,7 mil alunos em Presidente Prudente

Triagem feita em 22 unidades de ensino estaduais ajuda a identificar problemas de visão e a indicar tratamento para os estudantes Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Saúde Visual nas […]

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Saúde Visual nas Escolas beneficia os estudantes das 22 unidades escolares estaduais localizadas em Presidente Prudente. Por meio da parceria entre a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o Lions Clube Cinquentenário, o Banco de Olhos da Santa Casa e a prefeitura da cidade, 2,7 mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais já passaram por uma triagem este ano.

Até o fim de novembro todas as escolas estaduais de Presidente Prudente receberão a visita de profissionais e acadêmicos de medicina, que aplicam os testes para verificar a acuidade visual dos estudantes. Até o início deste mês, 17 unidades já haviam sido visitadas.

Dos 2,7 mil alunos que passaram pela triagem até agora, 260 foram encaminhados para consulta. Nos casos indicados, os estudantes recebem óculos de grau sem custos. O exame também detecta catarata congênita, que pode ser prevenida se diagnosticada antes dos 12 anos, faixa etária selecionada para avaliação. Em 2010, foram feitas 2.911 triagens e 537 encaminhamentos para consulta.

A dirigente de ensino de Presidente Prudente, Naide Braga, explica que o projeto tem como objetivo garantir a saúde visual das crianças, mas o benefício se reflete na educação. “Muitas vezes, uma dificuldade de aprendizado na verdade é gerada por uma deficiência visual que a criança possa ter e não sabe”, alerta.

Aos 10 anos, Marcelo Eduardo Oliveira Souza nunca havia percebido que precisava corrigir a visão. “Agora eu uso óculos para ler histórias e para fazer as tarefas de casa”, conta ele, aluno da Escola Estadual Professor Joel Antonio de Lima Genésio.

Para Frederico Gustavo dos Santos da Silva, professor-coordenador da oficina pedagógica da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente, a iniciativa também conscientiza a comunidade escolar sobre a necessidade de cuidados com a visão.

Visão do Futuro

Na capital, outra iniciativa na área da saúde visual se destaca. Criado em 2009 pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde visual dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

Inicialmente destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos, desde o ano passado, devido à mudança do Ensino Fundamental de oito para nove anos, o programa também passou a atender estudantes do 2º ano. Somente em 2010, o programa beneficiou mais de 140 mil crianças.