• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/11/2002
Últimas Notícias

Escola Estadual de Campinas realiza a “I Semana do Programa Cuidar”

A Escola Estadual Profº Pedro Salvetti, em Campinas, promove até o dia 14 de novembro a “I Semana do Programa Cuidar” . O objetivo é apresentar os trabalhos realizados por […]

A Escola Estadual Profº Pedro Salvetti, em Campinas, promove até o dia 14 de novembro a “I Semana do Programa Cuidar” . O objetivo é apresentar os trabalhos realizados por 1.200 alunos das 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de maquetes, cartazes informativos, entrevistas, teatro e música.

O Programa Cuidar, criado no ano passado, surgiu na escola para desenvolver o Protagonismo Juvenil com os alunos. Desde agosto deste ano, os estudantes de todas as séries pesquisam temas como: Sexualidade, Drogas, Métodos Anticoncepcionais, Gravidez na Adolescência, Lixo Reciclável, Discriminação Racial, entre outros presentes no dia-a-dia desses jovens.

Para a professora Adriana Bonin, uma das coordenadoras do Programa, os adolescentes tiveram que pesquisar bastante sobre os temas, conhecendo-os com maior profundidade em busca de respostas. Para ela, esta semana está sendo muito importante, pois o aluno sai do conteúdo da sala de aula e se torna protagonista do que faz.

“O que nós queremos trabalhando esses temas é despertar o jovem para que ele passe da adolescência para a vida adulta de forma mais positiva. Os temas trabalhados são questões pertinentes à vida deles”, conclui Adriana.

De acordo com a diretora da escola, Yacy Sávio de Oliveira, a “I Semana do Programa Cuidar” integra diversas ações para uma conscientização do estudante que o leve a não se aproximar das drogas, atraindo o aluno para o trabalho e envolvimento com a comunidade. As frases da diretora coincidem com a história da escola.

Em 2000, quando a Profª Yacy assumiu a direção, encontrou uma escola pichada e com problemas de violência. “A idéia de se implantar o Programa Cuidar nasceu numa reunião após vários ‘consertos’ que fiz na escola”, explica a diretora. Com visual novo e organizado, a escola foi para a segunda etapa do trabalho: atrair os pais, ouvir os alunos e seguir com um trabalho que hoje, é exemplo na região.

“Eu tenho câmeras na escola, os alunos se afastaram das drogas, o cigarro desapareceu, a agressividade não existe mais entre os estudantes. O que eu fiz? Muito trabalho e muito diálogo”, complementa Yacy.

O segredo para o sucesso da Escola Estadual Professor Pedro Salvetti, é definido pela diretora Yacy: “Deve-se acreditar no aluno, nas chances de recuperação, na melhoria da qualidade no ensino e do professor. O retorno é sempre maravilhoso”.

A I Semana do Programa Cuidar é esperada por todos os alunos com expectativa. Até a próxima quinta-feira, a escola Pedro Salvetti vai transformar as salas de aula em espaços de exposição de idéias. Para quem não acredita em grandes mudanças a diretora deixa um recado: “Se por algum motivo eu tiver que deixar a escola amanhã, vou deixar uma semente, para que todos aprendam a valorizar o que possuem”.

Escola Estadual Profº Pedro Salvetti

Rua Padre Eustáquio, s/nº – Pq. Ipiranga – Campinas