• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/10/2017
Pais e Alunos

Educação se une à mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Semana é dedicada à conscientização sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito

A poucos meses do início do verão, as escolas estaduais se unem à Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti. Postos de saúde, unidades de ensino e centros de assistência social alertam a sociedade sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito, antes do período mais chuvoso do ano. A mobilização começou nesta segunda-feira (23) e segue até a próxima sexta-feira (27).

As escolas da rede estadual de São Paulo continuam realizando as ações do ano passado, como espaços de sensibilização e discussão sobre as medidas necessárias ao controle das arboviroses, projetos da FeCEESP sobre o tema, ações em parceria com prefeituras, SuCEN e outros atores locais, além de abordagem no tema nas aulas e projetos atrelados ao Currículo Oficial do Estado.

A recomendação é que, durante a semana, sejam realizadas atividades que envolvam a prevenção e o combate do Aedes, como mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos, realização de rodas de conversas educativas, oficinas, teatros e gincanas.

Atividades diárias 

Na rede estadual, o combate ao Aedes é diário. O tema incentivou trabalhos de pesquisa apresentados na Feira de Ciências da rede e em outros eventos científicos. Brigadas contra o mosquito, roupas inteligentes, pomadas repelentes produzidas a base de recursos naturais como o extrato da pimenta Capsicum baccatum, Ruta graveolens (arruda), monitoramento de focos via apps e até vasos inteligentes que não permite o acúmulo de água para a reprodução do Aedes aegypti estão na lista e ajudam a informar crianças e jovens e aplicativo de gerenciamento de lixo.