• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/03/2018
Governo do Estado de São Paulo
Notícia

Região de Americana ganha duas unidades do Programa Creche Escola

Educação investiu R$ 3,3 milhões na construção de dois prédios para atender 200 alunos no município de Santa Bárbara D’Oeste

As famílias de Santa Bárbara D’Oeste, na região de Americana, têm um motivo a mais para comemorar. Nesta sexta-feira (16), o município foi contemplado com duas novas unidades do Programa Creche Escola, que vai atender crianças de 0 a 5 anos de idade.

“Essa é uma parceria entre prefeitura e Governo do Estado que dá muito certo. Todo mundo acaba ganhando, afinal. Os pais ficam mais tranquilos em ter um lugar seguro para os seus filhos e as crianças da educação infantil são preparadas não somente para ingressar na rede estadual, mas são preparadas para a vida, da melhor maneira possível”, disse a dirigente regional de ensino de Americana, Joseana Caltarossa Moreira.

A EMEI Professora Rita de Cássia Toledo Mello Salvino Alves tem capacidade para 130 alunos, enquanto a EMEI Professora Áurea Nadir Martinelli pode atender até 70 crianças.

Os novos prédios já são equipados com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. Além disso, as unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Programa Creche Escola

O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), João Cury Neto explica que no convênio assinado, a Secretaria é responsável pelo repasse dos valores financeiros e processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

“O Programa Creche Escola é uma das marcas de sucesso do Governo do Estado, que decidiu estender a mão aos municípios para enfrentar o desafio de ampliar a oferta de vagas destinadas à primeira infância em todo o Estado. Um exemplo de política pública voltada ao bem-estar e à felicidade das pessoas”, disse.

Desde a implantação, em 2011, foram concluídas 293 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 252 estão em execução. Na região de Americana, as duas unidades são as primeiras entregues e outras 3 estão sendo construídas, com a previsão de 400 novas vagas.