• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/07/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Médio

Grêmio Estudantil estimula o protagonismo juvenil

Atualmente, 95% das unidades de ensino mantém Grêmios Estudantis

O Grêmio Estudantil tem um papel fundamental dentro da escola e permite que o aluno desenvolva o protagonismo juvenil, a liderança e a capacidade de tomada de decisão. Os jovens têm a oportunidade de discutir os seus direitos e deveres, exercendo a cidadania na prática.

Na rede estadual de ensino, o número cresceu e atingiu a marca de quase 5 mil escolas, o que representa 95% do total de unidades do Estado de São Paulo. O projeto Gestão Democrática incentiva a formação de novos grêmios estudantis e que convida os jovens a desenvolverem o protagonismo juvenil.

Para o jovem Alex Oliveira Aguiar, da 2ª série do Ensino Médio da escola Pereira Barreto, localizada na capital paulista, ajudar a organizar os projetos do grêmio melhorou muito sua capacidade de comunicação. “Eu tinha dificuldade de me expressar adequadamente”, comenta.

Já na escola Valois Scortecci, em Barretos, as alunas Antonela Guerra e Ana Beatriz Nunes Rodrigues, integrantes do grêmio estudantil como secretárias, destacam o crescimento que tiveram na hora da tomada de decisões. “É um dos maiores aprendizados que podemos ter dentro da escola”, completa Ana Beatriz.

As escolas que possuem Grêmio Estudantil em atividade precisam realizar anualmente o pleito para garantir que novos alunos participem da composição das chapas e da escolha.