• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/09/2018
Agenda do secretário

Escolas Estaduais com maior pontuação no Ideb são premiadas na capital

No total, 30 unidades paulistas receberam a certificação após a divulgação do resultado da avaliação nacional

Nesta quinta-feira (13), as melhores Escolas Estaduais classificadas no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 foram premiadas pela Secretaria de Estado da Educação. A certificação faz parte do segundo dia da “III Reunião com os Dirigentes Regionais de Ensino”, realizada desde ontem na capital paulista.

Com base nos resultados divulgados no começo de setembro, foram selecionadas as 15 escolas melhores classificadas do Estado e as 15 melhores da Capital e Região Metropolitana de São Paulo. João Cury, secretário de Estado da Educação, esteve presente na cerimônia e fez a entrega dos certificados.

“Não temos uma rede homogenia. É necessário olhar para cada região e perceber quais são as suas necessidades. Por isso, precisamos comemorar os avanços e reconhecer todas as pessoas que se esforçaram para alcançá-los”, afirmou Cury.

Divulgado a cada dois anos, o Ideb traz uma radiografia do nível de qualidade dos Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano, anos iniciais) e 2 (6º ao 9º ano, anos finais) e Médio (3º série).

“Nós temos um capital humano riquíssimo e somos capazes de avançar muito mais do que já avançamos até aqui. Queremos estabelecer novas metas para superar cada vez mais os nossos obstáculos”, completou Cleide Bochixio, secretário adjunta da pasta.

O cálculo, dessa forma, é feito a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações de âmbito nacional, como Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Prova Brasil. A partir deles, são estabelecidas as metas.

Os resultados variam em uma escala de 0 a 10 e quanto mais alto o número, melhor o desempenho. O Ideb do ensino fundamental (Anos Iniciais) do Estado, por exemplo, foi de 6,5, acima da projeção, estimada em 6,1.

“As avaliações têm um rumo muito avançado. Queremos aproximar esses instrumentos da rotina da rede. É fundamental entender como eles funcionam”, disse Marcelo Cabral, coordenador da CIMA (Coordenadoria de Informações, Monitoramento e Avaliação Educacional), órgão vinculado à Secretaria.

Localizada em São José dos Campos, a E.E. José Mariotto Ferreira Major Aviador conseguiu pelo segundo ano consecutivo estar entre as melhores classificadas no Ideb. A unidade atingiu a nota de 8,3 nos Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Para a dirigente de ensino de São José dos Campos, Adriane Carvalho Toledo Rigotti, o resultado partiu de muito trabalho e dedicação.

“Neste ano, temos três escolas entre as melhores na avaliação. É importante contar com profissionais e alunos que colocam a educação como prioridade. Isso não é uma conquista só minha”, ressaltou.