• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/12/2018
Boas Práticas

Escola Alfredo Paulino recebe certificado da ONU pelo comprometimento com o Meio Ambiente

Alunos e professores reduziram o consumo de 25 mil copos descartáveis neste ano

Temas relacionados a preservação do Meio Ambiente e o uso consciente dos recursos naturais ganham cada vez mais força nas escolas da rede estadual de ensino. Esse assunto já assumiu o papel de protagonista nos projetos realizados pela escola Alfredo Paulino, localizada em São Paulo.

A unidade de ensino recebeu um certificado de reconhecimento e excelência da ONU Meio Ambiente pelo comprometimento com o tema poluição plástica nos mares. Neste ano, alunos, educadores, famílias e comunidade evitaram o descarte de 25 mil copos descartáveis.

O impacto negativo dos produtos de plásticos na vida marinha fez com que a unidade de ensino abraçasse a causa em defesa aos animais marinhos. Diante desse cenário e com o objetivo de proteger os oceanos e a vida marinha, a escola aderiu à campanha #PorAmorAoMar”, do projeto literário Somos Todos Viajantes, com apoio da ONU Meio Ambiente, braço ambiental das Nações Unidas no Brasil.

“Ao longo dos meses eu fui percebendo a mudança de hábito entre os colegas de trabalho. Nós aderimos as canecas e os squeezes e abandonamos os copos descartáveis contribuindo para a diminuição da poluição plástica”, disse a professora de Educação Física Kahira Regina El hayek da Lóia.

Alunos e professores acabaram aderindo outras atitudes sustentáveis no dia a dia. “Essa ação ajudou também na mudança de outras práticas, como deixar de usar os canudos e as sacolas plásticas. Sinto-me orgulhosa por fazer parte de uma equipe tão comprometida e sermos sim de uma escola pública”, completa.

E boas atitudes merecem e devem ser compartilhadas. É isso que o aluno do 2º ano do Ensino Fundamental André Francoso adotou em sua vida. “Eu achei muito importante e legal trabalhar com o projeto “Por Amor ao Mar” com todos os professores, pois aprendi muitas coisas. E agora eu não vou mais usar copo descartável e falo para as pessoas não usarem”, explica.

“O pessoal é muito carinhoso com o Meio Ambiente. Muito bacana, você vem aqui na hora do recreio e não tem sujeira. Plantamos flores em comunhão com as crianças. Nada é estragado. Eles têm amor pela natureza”, explica a diretora Rosangela Yarshell.

Somos Todos Viajantes

O projeto literário Somos Todos Viajantes tem o objetivo de auxiliar escolas na construção de projetos pedagógicos na área de sustentabilidade e meio ambiente. Por meio da literatura infantil despertar o interesse das crianças o amor à natureza e o respeito às diversas formas de vida.

A campanha #PorAmorAoMar surgiu para engajar ainda mais alunos, professores, educadores, dirigentes neste movimento pela redução dos copos plásticos descartáveis no ambiente escolar.

“O sentido dessa campanha é pensar na escola como campo de treino para os hábitos que a gente precisa no mundo. Colocar a criança como protagonista, no sentido de reforçar o senso de auto responsabilidade”.

A campanha é gratuita e colaborativa. Ela é aberta para todo mundo que tem interesse em contribuir com o Meio Ambiente. Clique aqui.