• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 06/01/2019
Ensino Fundamental

Aproveite as férias e dedique um tempo para começar um novo livro

Na rede, Escolas Estaduais contam com Salas de Leitura que incentivam a prática desde pequeno

Durante as férias escolares, estimular o hábito pela leitura é uma das melhores ferramentas para aprimorar a comunicação, expandir o vocabulário e desenvolver a memória. Por isso, é importante aproveitar o período de folga para começar uma nova aventura.

“Quem lê mais, escreve muito melhor. Tem mais criatividade, e isso é muito importante!”, afirma a docente Tania Tedeschi, da E.E. Professora Dinah Lucia Balestrero, do município de Brotas.

Mas além de livros, também é importante pesquisar sobre diferentes assuntos na internet, revistas, jornais e outros meios de comunicação. Quanto maior for a quantidade de textos, maior absorção de temas distintos. Consequentemente, a pessoa eleva seu senso crítico e se torna mais curiosa.

O aluno da rede Caio Alvaredo Lima dos Santos comenta sobre a necessidade de ampliar o repertório através da leitura. “Ela diversifica o nosso saber em relação às demais culturas”, completa.

Salas de leitura

Em São Paulo, a Sala de Leitura é um ambiente pedagógico e multidisciplinar que costuma receber iniciativas de diversos docentes das unidades e oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatros e jogos lúdicos. O espaço também é equipado com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual, como DVDs e CDs.

Mais de 3 mil escolas estaduais já possuem Sala de Leitura. Mas esse número só tende a crescer. Todas as escolas já são inauguradas com esse espaço pedagógico que passou a fazer parte do projeto arquitetônico padrão para construção de novas unidades.