• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 07/04/2019
A Escola Que Queremos

Estudante de Iguape faz ENEM como treineiro e tira 920 pontos na redação

Igor Augusto dos Santos fez 849 pontos nas áreas de conhecimentos gerais e pretende cursas medicina ou ciências da computação

Qual nota pode ser considerada boa na redação do ENEM? 700? 750? Para o jovem Igor Augusto dos Santos, a missão de conseguir bons resultados no maior exame do país foi atingida com sucesso. Aluno da 3° Série EM da E.E. Cel. Jeremias Júnior, ele fez 920 pontos na redação do ENEM 2018, que prestou como treineiro. 

A pontuação está muito acima da média da média para todas as categorias. Veja abaixo:

Proficiência Média Geral – 522,8
Proficiência Média Concluintes – 523,4 

Proficiência Média Egressos – 520,9
Proficiência Média Treineiros – 541,2
Redações Nota Zero – 112.559
Redações Nota Mil – 55

A conquista não veio fácil. A rotina de estudos de Igor começa no período da manhã, quando assiste as aulas da rede pública, e depois na ETEC – Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, na qual faz informática. É de noite que os estudos por conta própria começam, geralmente até às 23h.

“Muitas vezes me sinto cansado e com sono, mas quando vejo alguns alunos que só conversam na escola, pergunto pra mim mesmo se é isso que quero pra vida”, explica.

Ele mora com a mãe e a irmã, de 14 anos. A única renda familiar vem do trabalho da mãe, que faz bolos e faxinas. É a fibra da mãe que o inspira: “A gente tem que ter determinação, caso contrário não chega onde quer”.

Para Cesar Augusto dos Santos, Diretor Técnico da Diretoria de Ensino Região de Miracatu, a boa nota foi também resultado da atuação da escola: “Sempre incentivamos os alunos a prestar vestibulares e o ENEM como treineiros e temos diversos projetos de redação e incentivo à leitura nas escolas”, pontua.

Quando perguntado sobre seus planos futuros, Igor fica em dúvida entre ciência da computação e medicina. Nas áreas de conhecimentos, Igor fez 849 pontos no ENEM, pontuação acima da taxa de corte para muitos dos cursos que pretende prestar.