• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/05/2019
Boas Práticas

Escola de Ribeirão Preto constrói espaço que usa geladeira para abrigar livros

Unidade ainda conta com ‘Maleta Viajante’ que prevê estimular leitura entre as famílias

Uma geladeira quebrada que abriga livros, gibis e revistas compõe um confortável espaço de leitura com almofadas e tapetes no pátio da Escola Estadual Francisco Bonfim, em Ribeirão Preto. O projeto chamado “Geladoteca”, completa um mês nesta sexta-feira (24), e foi criado com o objetivo de estimular a leitura e conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem de materiais.

A “Geladoteca” conta com cerca de 200 livros, gibis e revistas doadas. Todos os materiais utilizados para a construção do espaço foram reformados pelos professores, diretora e funcionários da escola.

“Projetos como esse são fundamentais porque estimulam o protagonismo dos alunos. O papel da escola não é chegar com ideias prontas, mas sim ser a porta de entrada para um universo no qual o estudante formula suas próprias reflexões e atos conscientes”. explica o professor Marivaldo Freis, especialista em Grêmios Estudantis.

Os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental utilizam o espaço durante o intervalo para prática de leitura além das salas de aula. A unidade também conta com o projeto “Maleta Viajante”, que permite que os alunos levem livros para casa, escolhidos com a supervisão dos professores. A maleta é retirada às segundas e quartas-feiras, atendendo os alunos de acordo a ordem alfabética.

“Os alunos precisam acredita que são capazes. Em apenas poucas horas aqui na escola, fizeram um projeto que mudou definitivamente e vida de vários seres humanos”, explica a professora que comandou a ideia.

Todos os livros da “Geladoteca” são frutos de doações. Os interessados em doar podem fazer a entrega de livros, gibis ou revistas educativas na secretaria da escola, de segunda à sexta-feira. A EE Francisco Bonfim fica na Rua Paranaguá, 1011, na Vila Albertina, em Ribeirão Preto.