• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/05/2019
Conselho de Escola

Encontro de Grêmios Estudantis recebe oficina sobre projeto de vida

Empreendedorismo e depoimentos de professores completaram a dinâmica

O que acontece quando o estudante sai da escola e entra em contato com um universo desconhecido? Essa foi a pergunta que a oficina “Empreendedorismo, Projeto de Vida e Profissões do Futuro” tentou responder no 2º Encontrão Regional de Grêmios Estudantis de São José dos Campos, no dia 22 de maio.

O palestrante Fabrício Máximo, gestor público formado pela FAAP, liderou a oficina falando sobre temas como comunicação e empatia em ambientes de trabalho.. Um dos principais pontos foi como se comunicar em público e em entrevistas de emprego. “Estudos dizem que 7% de toda a comunicação é conteúdo, 38% é o tom de voz e 55% é a expressão. Quando entendemos como as pessoas funcionam, aprendemos a nos comunicar melhor”, explica.

A oficina também teve uma dinâmica com os presentes. Cada jovem teve que levantar e abraçar alguém que nunca tinha visto na vida e passar ao menos três minutos conversando com a pessoa.

“Quando você conversa com alguém que nunca tinha visto na vida, você sai da sua zona de conforto e aprende. Gostei da experiência”, pontua Gustavo Nascimento, da Escola Estadual Professor Nelson do Nascimento Monteiro. Já Laís Silvestre encarou a experiência com naturalidade. “Fiquei tranquila, gosto bastante de falar com pessoas. E já conhecia bastante gente”.

Além de mostrar possibilidades de atuação em novas profissões, como o empreendedorismo, a oficina contou com a participação de professores da rede pública, que contaram um pouco de suas experiências. Foi o caso de Luciana Menezes, da Escola Estadual Sônia Maria. “Quis ser professora para transmitir conhecimento com aquilo que aprendi. É o que gosto e faço com muito amor”, explica.

A palestra fez parte de um ciclo de formação para os grêmios estudantis, que aconteceu durante o 2º Encontrão, que reuniu mais de 1.000 estudantes da rede pública de São José dos Campos no Centro de Formação do Educador (CEFE), no bairro de Santana.