terça-feira, 11/06/2019
Creche Escola

Bariri é contemplada com unidade do Programa Creche Escola

Investimento foi de R$ 1,6 milhão e irá atender até 130 crianças

O Programa Creche Escola, parceria entre o Governo de São Paulo e os municípios do Estado, segue em pleno vapor. No último sábado (08), a cidade de Bariri, próxima de Bauru, foi contemplada com uma unidade para a comunidade local.

A Creche “Profª Nelly Chidid” está localizada no bairro Jardim Panorama e tem capacidade para 150 crianças de 0 a 3 anos, contendo acessibilidade para melhor atender portadores de deficiência.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades. Segundo o prefeito Franciaco Leoni Neto, os ganhos com uma unidade são inestimáveis. “Esse é apenas um ganho dentre tantos que Bariri está tendo com essas novas creches. Que todos sejam agraciados, em especial nossos educadores e nossas crianças”, pontua.

A parceria entre entes federativos, no caso Educação e Município, foi celebrada por Leandro Damy, presidente da FDE. “Quando inauguramos uma escola, inauguramos o futuro da Educação e principalmente de nosso país. O Programa Creche Escola caminha nessa direção de dar educação de qualidade para todos e aumentar as conquistas de cada município”. Damy esteve na inauguração e foi o responsável por inaugurar oficialmente a unidade.

Com 813,78m2 de área construída, o prédio possui nove salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço. “Quando adquirimos esse terreno, não imaginamos que a creche ficaria tão bonita e com tantos predicados assim. Será de fundamental importância ter uma unidade assim”, pontua Ricardo Prearo, Presidente da Câmara dos Vereadores da cidade.

A patrona da creche também tem um significado especial. Filha de um casal de libaneses, Nelly Chidid foi professora da Escola Estadual Professora Idalina Viana por mais de vinte anos. Com forte atuação na comunidade, ela articulava igrejas, escolas e estudantes em projetos inovadores. “Nelly foi um exemplo de vida e dedicação para todo mundo, e sempre estará viva em nossos corações”, pontua a merendeira Rita Cássia.

Programa Creche Escola

O Programa Creche Escola tem como principal objetivo fortalecer a formação básica e a parceria entre municípios e governo. Ele é aberto aberto aos 645 municípios do estado e funciona no formato de parceria: o Estado disponibiliza verbas parceladas para construção e o município deve arcar com a gestão da obra e a cessão do terreno, que deve seguir um dos três tipos fornecidos.