• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/09/2019
Avisos de Pautas

Mutirão de RG e CPF para rematrícula de jovens da rede agita escolas

Parceria com o Poupatempo ocorre em 17 unidades escolares; na Escola Jardim Parque Helena uma carreta ficará à disposição da população até sábado (14)

A Secretaria Estadual da Educação e o Poupatempo realizam nesta quinta (12) e sexta-feira (13) um mutirão de rematrícula escolar e emissão do novo Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em 17 escolas da rede estadual – confira a lista abaixo.

O documento também vai contribuir para atualização cadastral dos estudantes, permitindo a possibilidade de os responsáveis fazerem a rematrícula pelo aplicativo Minha Escola. O prazo está aberto e segue até o dia 23 de setembro.

O público alvo da ação são 20 mil estudantes que não possuem documentação.

Na Escola Jardim Parque Helena, na Zona Leste, os serviços serão disponibilizados dentro de uma carreta do Poupatempo que funcionará de quinta-feira (12) até sábado (14). Lá, além dos alunos da unidade, toda a comunidade poderá ter acesso aos serviços. “É fundamental que todos os jovens façam a rematrícula pontualmente até dia 23 de setembro, que é o prazo final”, pontua Aline Tenório, da equipe da Educação na secretaria.

Para conseguir emitir o documento, os estudantes com menos de 16 anos precisam de autorização por escrito dos responsáveis que também devem encaminhar para a escola a cópia do RG. A primeira emissão do documento não tem custo, no caso de segunda via o valor é R$ 39,80. Quem não puder arcar com o custo pode requerer a isenção por meio de um novo formulário.

Novo modelo tem mais dados

Os estudantes terão acesso ao novo modelo de RG que pode trazer informações como número da carteira do SUS, CPF, indicação de deficiência, CID de doença, e opção para utilizar nome social. Para inclusão destas últimas informações, é necessário que os responsáveis preencham solicitações específicas.

O mutirão visa atender os estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, até o Ensino Médio, das 8h às 17h. Os alunos que tiraram o RG antes dos 3 anos de idade ainda não eram alfabetizados, por isso não puderam assinar o documento. “A participação dos pais é fundamental. Nosso esforço de comunicação é grande, e também recebemos vários vídeos de grêmios estudantis estimulando a matrícula”, pontua Sonia Maia Bracaglion, da equipe de grêmios estudantis da Educação.

É importante que eles aproveitem a oportunidade para atualizar a carteira, a foto e ter acesso ao modelo mais completo. Os RGs impressos serão entregues nas escolas em até uma semana após a emissão.

Escolas que receberão postos do Poupatempo:

Nome da escola

Cidade

EE Mercedes Paes Bueno

Bauru

EE Jardim Marisa

Campinas

EE Seminário Nossa Senhora da Gloria

São Paulo

EE Hugo de Aguiar

Guarulhos

EE Candida Rita da Silva

São Paulo

EE Parque Jardim Helena

São Paulo

EE Vania Aparecida Cassara

Mogi das Cruzes

EE Mirella Pesce Desidere

Presidente Prudente

EE Domingos Joao Baptista Spinelli

Ribeirão Preto

EE Zulmira Campos

Santos

EE Domingos Peixoto da Silva

São Bernardo do Campo

EE Marivaldo Carlos Degan

São Carlos

EE Noemia Bueno do Valle

São José do Rio Preto

EE Geraldina Coelho Monteiro

São José dos Campos

EE Guiomar Camolesa Souza

Sorocaba

EE Washington Alves Natel

São Paulo

EE Cesar Costa

Taubaté