• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/10/2019
Matrícula

Matrícula para alunos ingressantes na rede termina amanhã (31)

Processo deve ser feito por um responsável maior de idade nas escolas e nas 72 unidades fixas do Poupatempo

O prazo para que novos alunos ingressem na rede estadual de educação termina nesta quinta-feira, dia 31 de outubro. A dinâmica vale para alunos vindos de todas as redes, seja de outro estado, municipal ou particular, e o processo deve ser feito por um responsável maior de idade nas escolas e nas 72 unidades fixas do Poupatempo, mediante agendamento prévio.

Mais de 2,5 milhões de responsáveis pelos estudantes matriculados nas escolas estaduais de São Paulo fizeram a rematrícula, processo para alunos que já estavam na rede, e a ideia é que esse número cresça. “Estamos ampliando o leque de opções, uma vez que o pai ainda terá a escola e a secretaria como apoio para realizar a matrícula. Queremos otimizar o pessoal e também tornar o processo mais automático”, afirma Renilda Peres, chefe de gabinete na Educação.

Vale lembrar que, para jovens do Ensino Médio, a matrícula também abrange o ensino médio técnico. “Nossa rede tem demanda por educação técnica. Segundo pesquisa realizada ainda nesse ano, 20% dos estudantes da rede querem se aprofundar em educação técnica e profissional. Queremos ampliar esse leque de possibilidades e fazer com que o jovem veja as oportunidades que esse tipo de escola oferece”, explica o secretário Rossieli Soares. Atualmente são sete opções de cursos: Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Administração, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Logística.

Como fazer a matrícula

Na data e horário marcados, os interessados precisam levar ao Poupatempo ou nas escolas, o RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado. Concluída a inscrição nos postos, o cidadão receberá um comprovante de inscrição para acompanhamento do resultado de sua matricula, que sai no dia 28 de novembro na Secretaria Digital.

Para aqueles que preferem fazer no Poupatempo, solicitar o serviço é simples: basta acessar um dos seguintes canais de atendimento: o portal na internet, o aplicativo SP Serviços ou por meio dos totens de autoatendimento, distribuídos nos shoppings, supermercados, estações de Metrô e CPTM.