• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/04/2020
Coronavírus

Coronavírus é tema de interpretações de textos em libras em tempos de quarentena

Com a suspensão das aulas presenciais, a estudante com deficiência auditiva Beatriz Vitória da Silva, do 9º ano, estuda em casa com auxílio da professora de forma virtual

O primeiro treino online da aluna Beatriz Vitória da Silva, de 14 anos, estudante da E.E Doutor Washington Luiz Pereira de Souza, em Arujá, no Vale do Paraíba, foi o de fazer um vídeo sobre o novo coronavírus e legenda-lo. A execução da missão foi um sucesso, segundo a mãe, Edlene Maria da Silva, e a professora Marta Filomena de Paiva.

Mesmo com todos os obstáculos que ela poderia ter com esse distanciamento da sala de aula, não parou de estudar e de se esforçar para aprender, comenta Edlene:

“Eu achei que as aulas a distancia iriam prejudicar ela um pouco, mas não. Ela continua sempre dedicada, como sempre foi. A professora pede a matéria para ela e ela se esforça ao máximo para executá-la. Isso aconteceu neste vídeo que ela fez sozinha, eu não ajudei ela. Ela fazia o vídeo, olhava se estava certinho, voltava. Ou seja, ela aprendeu tudo sobre o coronavírus, os cuidados e o que ele causa. E esse aprendizado à distância ela está se dedicando, se tem dúvida, ela chama a professora em vídeo ou manda a questão por áudio e tira a dúvida dela. Ela sabe que o estudo é a base de tudo, então continua mesmo de casa, com o mesmo esforço de sempre”.

Já a professora Marta diz que se enche de orgulho e que o objetivo dela é o de aprimorar a língua de sinais nos alunos. “É maravilhoso ver tudo isso acontecendo, eu diria que é fantástico. Mesmo a distância, há esforço para o conhecimento. A minha função como especialista de deficiente auditivo e surdez é a de sempre incentivá-los e, essa adaptação é prazerosa, porque mesmo sem ser presencial, sabemos que o aprendizado está chegando”.

A sequência didática teve como objetivo instruir a estudante sobre a pandemia, tornando a mesma uma cidadã mais consciente dos acontecimentos atuais, através de pesquisas sobre este vírus, dados, cuidados de prevenção e aprofundar na aprendizagem de sua língua natural, Libras.

As aulas contaram com: leitura de textos, análise dos dados atuais no Brasil e no Mundo, interpretações de textos em libras e escrito, vídeos do Youtube sobre o tema em Libras e em português, debates com outros surdos, quadro de apoio, e gravação de vídeo com legenda, para divulgação nas redes sociais.