quinta-feira, 18/06/2020
Centro de Mídias SP

Dirigente de São Carlos conversa sobre as mudanças e novas práticas de ensino na pandemia

Professora Débora Blanco concedeu entrevista virtual pelo Centro de Mídias SP

Nesta quinta-feira (18) a dirigente regional de ensino de São Carlos, Débora Blanco, concedeu uma entrevista virtual ao Centro de Mídias SP (CMSP) para falar sobre as práticas adotadas na região durante a pandemia.

Como toda rede estadual, a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos (DER) realizou, no começo do ano, seu planejamento para 2020, mas teve que se reorganizar para a nova situação causada pelo coronavírus (Covid-19). “Lá pelo dia 20 de abril, muito de repente, todo mundo teve aquela sensação de ‘Cadê a minha escola? Minha escola sumiu’[…] E aí nós tivemos que pensar diferente e colocar a inteligência para funcionar na máxima capacidade –  todos nós, alunos, professores, diretores até os órgãos centrais,” relatou Débora.

A partir do anúncio da suspensão das aulas presencias começaram as movimentações para o ensino à distância na região. A DER preparou um site exclusivo para convivência virtual das equipes pedagógicas, as escolas organizaram páginas em redes sociais e grupos em aplicativos de mensagens, os professores começaram a se familiarizar com as ferramentas de ensino à distância e a criar materiais digitais para as aulas.

Segundo a dirigente, o sucesso observado agora é por conta do aprimoramento da comunicação. Ela destacou que o exemplo partiu do secretário de educação, Rossieli Soares, que estava todos os dias conversando diretamente com os professores da rede através de transmissões ao vivo pelo Centro de Mídias SP. Na DER de São Carlos, Débora também aproximou seu contato com a rede “Eu fiz um grupo com os gerentes de organização escolar, profissionais excepcionais. As pessoas não tem noção de como é importante o agente de organização, são eles que dão estabilidade para o diretor trabalhar, para um professor ter a sua vida funcional em ordem, o seu pagamento. Eu comecei a conhecer melhor todas as pessoas que estão envolvidas neste processo.”

Para o retorno presencial das aulas Débora avalia que o protagonismo do aluno deverá aumentar, já que ele está sendo desenvolvido agora com os estudantes buscando ativamente os conteúdos. Questionada sobre o método de ensino tradicional versus o ensino tecnológico a dirigente ressaltou que há espaço para os dois “Não é porque é tradicional que é velho. Temos espaço para todo mundo. O inovador pode usar um pouquinho do tradicional, o tradicional pode usar um pouco de inovação e isso que é o bacana de se exercitar,” afirmou.

As escolas da DER de São Carlos, mesmo sem aulas presenciais, continuam organizando atividades especiais como festas juninas, semana do meio ambiente e clubes de leitura, tudo virtualmente. Você pode conferir as ações na página no Facebook ‘Grêmio Estudantil – DER São Carlos’.