• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/07/2022
Notícia

Valorização salarial e possibilidade de progressão célere são atrativos para adesão à Nova Carreira Docente de São Paulo

Mais de 83 mil profissionais da Educação já migraram para o novo modelo e começaram a receber os benefícios

A possibilidade de valorização salarial e uma progressão mais célere têm sido alguns dos atrativos para quem opta pela decisão de migrar para a Nova Carreira. Inovador no estado de São Paulo, o modelo oferece, entre outras coisas, um incremento salarial 30% maior que o piso nacional bruto e possibilita evoluções funcionais com interstícios de 2 anos. Quem opta pela migração passa a receber o primeiro salário com os benefícios a partir do 5º dia útil do mês subsequente à adesão.

De acordo com o professor Flávio Borges, que está na rede estadual há mais de 10 anos, a decisão de migrar para o novo modelo foi tomada de forma muito segura e com a ciência de que, para ele, seria uma boa escolha. Isso porque, de acordo com o docente, ele analisou os decretos e resoluções que regulamentam a carreira e esclareceu todas as dúvidas através das lives realizadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e diretamente com a Coordenadoria de Gestão e Recursos Humanos (CGRH) da Pasta.

“Tenho titulação acadêmica, possuo quinquênios, tenho prova de mérito e sei que vou levar comigo para o novo modelo. Somando tudo isso, a gratificação por complexidade e o vale transporte, é uma vantagem muito boa. Posso dizer que eu me senti sim valorizado com a Nova Carreira e, para a minha decisão, no meu pequeno universo, é algo que vem para somar. Hoje, posso dizer que não deixarei a rede estadual por qualquer proposta. E, analisando os processos de evolução, sinto que ainda há como crescer, e isso vale muito a pena”, explica Borges.

Centrado na prática docente, o novo modelo, além de propor valorização, por meio da atualização da tabela de referências salariais, também valoriza títulos acadêmicos e estabelece avaliações por desempenho e desenvolvimento. Outra novidade, é que a Nova Carreira prevê ainda mais interação entre a comunidade escolar e insere na rede instrumentos avaliativos mais robustos e inovadores para impactar a aprendizagem dos estudantes.

O processo de adesão à Nova Carreira se iniciou no mês de junho e, até o momento, mais de 83 mil professores passaram a se enquadrar no modelo. Com base na Lei Complementar nº 1.374, os docentes que desejarem mudar de carreira terão até junho de 2024 para fazer realizar a solicitação, que é feita de forma online através da Secretaria Escolar Digital (SED).

Para aqueles que ainda têm dúvidas em relação à Nova Carreira, a Seduc-SP disponibilizou na SED um simulador de carreira que calcula o valor proporcional que o docente poderá receber caso migre. Além disso, a Secretaria também reuniu em uma biblioteca digital as legislações e os materiais de apoio à tomada de decisão. No total, são mais de 90 perguntas e respostas esclarecedoras, para ter acesso basta clicar aqui.