O Encontro de Líderes pela Aprendizagem, que reuniu mais de 2.000 supervisores de ensino e dirigentes da rede estadual de ensino de São Paulo terminou nesta quinta-feira (14) com balanço positivo e expectativa de maior alinhamento para a implementação das políticas públicas nas escolas. Durante quatro dias, os diretores e coordenadores das diferentes áreas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) conduziram diálogos abertos com 25 temas, em 14 salas, além de oficinas ministradas por coordenadores das unidades regionais de ensino. O encontro aconteceu em Campos do Jordão.
“Este é o segundo encontro que participo, e está sendo ótimo. Os supervisores estão super engajados e participando ativamente tanto dos diálogos abertos com os coordenadores quanto das oficinas. Tenho certeza de que é um ótimo fortalecimento para o trabalho de todos os supervisores e na implementação das políticas públicas nas escolas estaduais”, disse a professora Vanderlete Chiuffa, coordenadora regional da Unidade de São Bernardo do Campo.
Para o professor Claudio Aparecido Guarnieri Alves, supervisor na região Mirante do Paranapanema, “o encontro foi bastante enriquecedor e ajudou a esclarecer e reforçar alguns pontos. É uma renovação da nossa bagagem adquirida no dia a dia e nos ajuda a colocar em prática na sala de aula”.
Um dos assuntos mais debatidos foi o Ensino Médio Técnico e o programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), que já beneficiou 6.775 estudantes, que estão contratados por empresas parceiras da Educação no programa. “Nós estivemos focados para que, neste evento, o supervisor tivesse um olhar mais pedagógico sobre as suas escolas, e acredito que conseguimos cumprir este objetivo”, afirmou Bety Tichauer, diretora de Projetos Especiais da Seduc-SP.
O secretário da Educação, Renato Feder, destacou que o objetivo é “chegar ao topo da educação pública” e que os diretores das mais de 5.000 escolas estaduais precisam ver os supervisores como seus principais parceiros. “Nós quisemos provocar, aprofundar, debater e fazer com que cada supervisor volte para sua região e que os diretores das escolas os enxerguem como parceiros da educação, como alguém que quer ajudar e sabe ajudá-los”, afirma Feder.
Entre os estudantes presentes no encontro, esteve Ana Clara Landi Medeiros, de 16 anos, aluna da Escola Estadual Professor Mário Bulcão Giudice, em Pindamonhangaba, e uma das mestres de cerimônia do evento. Matriculada na 2ª série do Ensino Médio Técnico, ela atua como estagiária em uma fábrica na gestão de e-commerce por meio do BEEM. “O evento foi uma grande oportunidade para conhecer novas pessoas, estourar a bolha e ter contato com pessoas tão importantes na educação. Me ajudou a desbloquear novas portas e caminhos. Eu me descobri na área de administração e talvez siga carreira nela. Foi o melhor emprego que já tive e está me fazendo evoluir como pessoa e profissional”, contou.
Inscrições abertas para o BEEM
A Seduc-SP abriu uma nova etapa de inscrições para estudantes que queiram participar do BEEM. Podem se inscrever até 22 de setembro os alunos da 2ª e 3ª séries do itinerário técnico do Ensino Médio que não se cadastraram no primeiro semestre. O programa oferece vagas de estágio em empresas parceiras, com bolsas mensais de R$ 422,03 a R$ 851,46, conforme o curso e a carga horária.
Estudantes que ainda não se inscreveram para concorrer a uma das vagas do BEEM podem se cadastrar em https://lp-beem.ciee.org.br/estudante/lancamento