• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/10/2025
Destaque

Alunos da zona leste de SP devem ‘desvendar crime’ em parceria com a USP

Projeto de ciências forenses é uma parceria entre a Seduc-SP e a USP Leste; alunos terão acesso a uma prática lúdica e serão provocados a investigar um crime dentro da escola

As escolas estaduais Jamil Pedro Sawaya e Luiz Antônio Fragoso, localizadas na zona leste de SP, se unem à Universidade de São Paulo (USP) Leste para um projeto de ciências forenses. O projeto tem entre seus objetivos demonstrar práticas investigativas e experimentais utilizando materiais de fácil acesso para os professores da rede. Os encontros acontecem nesta terça-feira (7), em uma das unidades da rede, e no dia 10, na USP Leste.

Os encontros serão destinados a 45 estudantes das duas unidades de ensino interessados nas áreas de ciências, principalmente em química. Entre as atividades, estão uma aula prática com cenas de crime na escola e no laboratório da USP, além de visita guiada pelo campus leste, com passagem pela biblioteca e salas de aula.

Na escola, nesta terça-feira, os alunos precisarão resolver um crime relacionado ao roubo de anotações e uma fórmula química revolucionária. Os estudantes serão desafiados a investigar vestígios deixados na cena do crime, analisar pistas e levantar hipóteses para identificar possíveis suspeitos. 

Da USP, estarão envolvidos no projeto estudantes das áreas de biotecnologia, licenciatura em ciências da natureza, obstetrícia, marketing, enfermagem, engenharia, farmácia e ciências biomédicas.

O professor Rodrigo Fernandes de Lima, coordenador do projeto na Seduc-SP, destaca que essa ação é, também, uma forma de despertar nos estudantes o interesse por cursos da USP que são oferecidos na USP Leste e em todas as universidades e faculdades do Provão Paulista. 

Neste ano, a Seduc-SP, a USP, a Unesp, a Unicamp, Univesp e as Fatecs vão oferecer 15.717 vagas nos cursos superiores para quem está concluindo o Ensino Médio na rede pública. As provas para este grupo acontecem nos dias 4 e 5 de novembro. 

Entre os cursos disponíveis no Provão Paulista estão biotecnologia, engenharia de processos e biotecnologia, licenciatura em ciências da natureza, ciências biomédicas, química, licenciatura em química e física, e química tecnológica, por exemplo. Esses cursos estão distribuídos em universidades como a própria USP Leste, na USP de Ribeirão Preto e São Carlos, nos campi da Unesp em Bauru, Botucatu, Registro, São José dos Campos e Dracena, e no campus da Unicamp em Limeira. 

Os cursos do Provão Paulista 2025 podem ser conferidos no edital publicado no Diário Oficial do Estado. A escolha de cursos está disponível para estudantes no portal do Provão. Cada estudante pode escolher até quatro cursos para concorrer nas provas deste ano.

Serviço
Projeto ciências forenses
Datas: dias 7 e 10 de outubro
Horários:
dia 7, das 14h30 às 17h30
dia 10, das 9h às 12h
Endereço:
dia 7, na EE Jamil Pedro Sawaya – rua Palmeirina, 189, Cidade Patriarca, São Paulo – SP
dia 10, na USP Leste – rua Arlindo Béttio, 1.000, Ermelino Matarazzo, São Paulo-SP