
Beatriz Santo Gimello, de 18 anos de idade, se forma no Ensino Médio no próximo mês e já tem planos definidos para o futuro. Aluna do curso técnico de farmácia na Escola Estadual Professor Miguel Sansigolo, localizada na zona leste da capital paulista, a jovem pretende continuar na área da saúde e sonha com o ensino superior público, opção possível com o Provão Paulista Seriado, iniciativa do Governo do Estado que garante acesso direto de alunos às universidades e faculdades paulistas. Assim como Beatriz, todos os formandos do “terceirão” têm até sexta-feira (28) para definir quais seus quatro cursos de preferência no portal do Provão.
Na escola de Beatriz, 100% dos alunos já registraram suas preferências. A EE Professor Miguel Sansigolo tem 83 estudantes da 3ª série do Ensino Médio e todos eles já definiram suas escolhas para o ano que vem e são candidatos às 15.717 vagas do Provão Paulista. A primeira opção de Beatriz é a faculdade de medicina veterinária, enquanto a segunda é a de enfermagem. “O principal motivo para a escolha desses cursos foi porque eu me interesso em estudar e trabalhar na área da saúde. Ano que vem eu me vejo na faculdade e trabalhando como estagiária ou jovem aprendiz nessa área”, espera.

Beatriz, nas aulas de farmácia da EE Professor Miguel Sansigolo
Davi Gabriel, de 17 anos de idade, é aluno do ensino técnico em desenvolvimento de sistemas e optou pelo curso de design gráfico, como primeira opção. Cursos na área de audiovisual e marketing estão entre as suas outras opções. O aluno destaca o apoio da escola no processo de escolha das vagas disponíveis no Provão Paulista. “A escola deu grande assistência nesse momento de decisão, assistimos à live da Secretaria da Educação sobre o assunto, e os professores proporcionaram momentos para que a gente refletisse sobre o assunto. Eu já quis correr para registrar minhas opções, para não perder tempo. Mesmo assim, tivemos conversas individuais e um direcionamento sobre cada curso, especialmente com os professores Marcos e Bruna”, afirma o aluno.
O adolescente reconhece que a escolha para o futuro foi impactada pelo itinerário formativo de Ensino Médio Técnico. “No curso técnico de desenvolvimento de sistemas eu tive um aprendizado mais aprofundado da área de tecnologia, e escolhi o bacharelado em design gráfico na USP justamente por isso”, conta Davi Gabriel.

O aluno Davi Gabriel, de 17 anos de idade, que se forma na 3ª série do EM em 2025
Alunos da escola Miguel no futuro
O ex-estudante da Escola Professor Miguel Sansigolo Henrique Alves da Silva, de 20 anos de idade, vive o que os colegas Beatriz e Davi esperam para o futuro. Ele está entre os estudantes aprovados no Provão Paulista e faz a faculdade de engenharia mecânica na USP.
“Tive bastante auxílio dos meus professores durante a minha época de preparação para o Provão Paulista. Tive a sorte de estudar numa escola com recursos diversos que me permitiram não só me aprofundar em assuntos que me interessavam, como a robótica — que reforçou ainda mais minha escolha de carreira pela engenharia —, mas também participar de projetos que beneficiavam a comunidade escolar e me permitiram treinar aspectos que, mais tarde, se mostraram úteis para a faculdade, como os seminários, com a ajuda dos professores”, lembra Henrique.
Escolha de cursos
Além da escola Miguel, outras 26 unidades de ensino da capital já atingiram 100% das escolhas de cursos do Provão Paulista entre seus alunos. Em todo o estado, 292 unidades já têm o processo de escolha finalizado entre seus estudantes.
Cada estudante pode escolher até quatro cursos. Na escolha dos cursos, cada aluno pode optar por um curso em cada universidade e ainda há o limite de dois cursos diferentes por universidade. Por exemplo, um aluno que escolher dois cursos na USP — economia e história, por exemplo — terá que registrar as terceira e quarta opções em outra universidade e faculdade, uma para a Unicamp e outra para a Fatec, por exemplo. Os formandos do “terceirão” também podem filtrar os cursos que estão mais próximos de sua casa.

Primeira opção de Dabi é o curso de design gráfico na USP
Fotos: Marco Ankosqui/EducaçãoSP
A escolha de cursos deve ser feita no portal do Provão Paulista Seriado, no https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Antes de registrar as opções, é preciso que os estudantes confirmem seus dados pessoais, indiquem o grupo a qual pertencem e respondam sobre a renda per capita familiar. Alunos que são candidatos da rede estadual de ensino, dos municípios e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) devem acessar o portal com seu Registro de Aluno (RA). Alunos de outras redes devem acessar com CPF.
A lista de todos os cursos para a escolha está disponível no edital do Provão Paulista 2025, publicado na edição de 29 de julho no Diário Oficial do Estado.
Provão Paulista
O Provão Paulista Seriado é um sistema de avaliação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que permite o ingresso diretor em universidades e faculdades estaduais paulistas (USP, Unicamp, Unesp, Fatec e Univesp). O Provão avalia os alunos ao longo das três séries do Ensino Médio, acumulando as notas para a classificação final.
As 15.717 vagas oferecidas pelo Provão Paulista deste ano estão distribuídas em:
- 1.500 para a Universidade de São Paulo (USP);
- 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp);
- 327 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- 10.000 delas para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs); e
- 2.956 delas para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).