• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/12/2025
Destaque

Educação de SP elege melhores projetos de professores multiplicadores em 2025

298 participantes foram premiados; professores da rede fizeram mais de 1,5 milhão de horas de formação em 2025

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) reuniu mais de 700 profissionais da rede para a cerimônia de premiação dos projetos do Multiplica SP em 2025. A iniciativa, coordenada pela Escola de Formação  Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape) tem como objetivo a formação de professores da rede por meio do compartilhamento de boas práticas no ensino e aprendizagem dos 3 milhões de estudantes das 5.000 escolas paulistas. Em 2025, 75 mil profissionais participaram de mais de 1,5 milhão de horas de aulas de formação do Multiplica.

A Seduc-SP premiou 298 participantes em 12 categorias durante a premiação: anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, matemática, língua portuguesa, plataformas educacionais, itinerários formativos, Ensino Médio Técnico, programação e robótica, temas transversais e coordenadores. Em cada categoria, um projeto foi eleito como destaque geral da premiação. 

“Eu fico muito orgulhoso com a jornada do Multiplica SP desde 2023, com a força que a Efape vem ganhando. Fico muito animado para o próximo ano e esse encontro de multiplicadores é sobre construir pontes. O projeto da socialização das práticas é maravilhoso e trazer todos os profissionais para reconhecer esses trabalhos é muito importante”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder. 

O evento foi realizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) da Universidade de São Paulo, no Butantã, na capital paulista. Entre os cerca de 700 profissionais da rede presentes, estavam professores e coordenadores multiplicadores, supervisores, embaixadores, professores especialistas em currículo e demais convidados.

Aula premiada

Carlos Eduardo Anselmo de Almeida é professor de matemática da rede estadual há 22 anos e atualmente trabalha na Escola Estadual Dona Nicota de Souza, no município Mendonça, interior de São Paulo. O professor Carlos Eduardo propôs atividades baseadas em metodologias ativas, como sala de aula invertida e agrupamentos produtivos, para explorar a interdisciplinaridade entre matemática, arte e história no estudo das transformações geométricas. 

Os alunos se aprofundaram na geometria das obras de Escher e, em grupos, realizaram atividades em material digital, criando mosaicos e tesselações. A turma foi incentivada a explorar diferentes estratégias, comparar resultados e explicar raciocínios, o que fortaleceu a compreensão das relações matemáticas.

“Para mim, o programa Multiplica SP 2ª Edição de 2025 contribuiu de forma significativa para o fortalecimento das trocas de experiências entre nós professores ao focar em turmas do mesmo componente curricular e etapa de ensino. Isso contribui muito para o meu trabalho, enriquecendo minha prática e o ensino aprendizagem com meus alunos. Fiquei muito feliz em ser escolhido como o destaque da matemática, adorei cada momento, a viagem, os novos amigos, as trocas de experiências e o ambiente em si que foi criado”, relata o professor. 

Multiplica SP

O Multiplica SP é um programa estratégico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Efape, que visa o contínuo aprimoramento da prática docente e a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes da rede estadual.

O programa opera em uma cascata que garante a qualidade e a capilaridade da formação:

– Formadores Efape – Responsáveis pela criação da pauta formativa e mediação das ações junto aos demais atores. 

– Professores Especialistas em Currículo (PECs Multiplica) – Coordenam e são responsáveis pela formação em aulas síncronas e acompanhamento dos Professores Multiplicadores.

– Professores Multiplicadores (PMs) – São os líderes pedagógicos que, após a formação com os PECs, assumem a responsabilidade de ministrar as aulas síncronas e o acompanhamento dos Professores Cursistas. 

– Professores Cursistas (PCs) – São os participantes que recebem a formação ministrada pelos PMs, focados em transformar a teoria em ação imediata em suas turmas.

A ideia principal do Multiplica SP está na formação entre pares, um modelo que reconhece e potencializa o capital humano da rede. A metodologia é fundamentada na premissa de que a rede estadual tem a capacidade de formar a própria rede, por meio da troca de experiências, da solução colaborativa de desafios e do compartilhamento de saberes que nascem da vivência cotidiana em sala de aula.

“O alicerce deste programa está na expertise e dedicação do nosso time de profissionais. Estendemos nosso reconhecimento aos formadores da Efape e aos demais profissionais que, com rigor técnico e paixão pela educação, dedicaram-se à organização, coordenação e planejamento das ações que garantiram a qualidade e a capilaridade da formação em toda a rede”, explica a subsecretária da Efape, Daniela Tessele de Giacomo. 

A proposta do Multiplica SP é alcançar uma ampla rede de suporte em todas as 91 unidades regionais de ensino (UREs), em uma jornada de formação que prioriza a troca de experiências e a aplicação prática.