
Foto: Pablo Jacob /Governo do Estado de SP
Uma das mais importantes políticas públicas implantadas pelo Governo de São Paulo nesta gestão, o Alfabetiza Juntos SP conseguiu alcançar todas as regiões do estado com ações voltadas à alfabetização na idade certa, até os 7 anos de idade. A meta é garantir que 90% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental sejam leitoras fluentes até o fim de 2026.
Pela primeira vez, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) implantou um programa de abrangência estadual com foco no apoio direto às prefeituras na alfabetização das crianças. A iniciativa oferece materiais didáticos, formação de professores, plataformas educacionais e avaliações externas, como o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a Avaliação de Fluência Leitora.
As mesmas ações também são desenvolvidas nas escolas estaduais que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental. O investimento do Estado no programa já chegou a R$ 800 milhões, incluindo o Prêmio Excelência Educacional, destinado às escolas municipais que cumprem as metas estabelecidas pelo programa. No ano passado, o investimento foi de R$ 300 milhões. O crescimento em 2025 foi de 66%, passando para R$ 500 milhões.
“Quem se alfabetiza melhor é quem vai melhor lá na frente, é quem vai ter o melhor resultado na Prova Paulista, no Provão Paulista e no vestibular. Por isso, precisamos cuidar da base e alfabetizar na idade certa. No estado de São Paulo, nós não queremos deixar ninguém para trás quando se trata da educação”, afirma o governador.
Quando a alfabetização muda a vida de toda a família
Na Escola Estadual Joy Arruda, na zona leste da capital paulista, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental atingiram e superaram a meta do Alfabetiza Juntos SP já no fim de 2024. Segundo resultados divulgados em janeiro de 2025, 100% dos estudantes eram leitores iniciantes ou fluentes.
Além das iniciativas do programa, a escola desenvolve práticas pedagógicas que engajam os alunos, como o Suco Literário, um encontro organizado pela professora da Sala de Leitura em que as crianças compartilham livros durante um piquenique, e o Fritando Palavras, uma dinâmica lúdica que estimula a leitura rápida e divertida como preparação para a Avaliação de Fluência Leitora.
A alfabetização do aluno Gabriel Ferreira Costa, de 8 anos de idade, representa um marco para toda a sua família. O pai, Valmir Ferreira da Costa, teve a visão prejudicada por complicações do diabetes, e a mãe, Marlene Ferreira da Costa, não concluiu a alfabetização na escola.
“Saber ler mudou toda a minha vida e hoje eu ajudo os dois, meu pai e minha mãe. Antes, meu pai me chamava para ler para ele, mas eu não sabia. Depois que aprendi a ler, comecei a ajudar a pegar ônibus, ler mensagens, receitas de médico e até as receitas para minha mãe cozinhar. A leitura vai me deixar mais esperto e pode me ajudar a ter uma profissão”, conta o estudante.

Foto: Pablo Jacob /Governo do Estado de SP
Reconhecimento internacional
O Alfabetiza Juntos SP acaba de receber reconhecimento internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A iniciativa foi destacada por integrar o modelo CARE–KNOW–DO, desenvolvido pela pesquisadora doutora Alexandra Okada, da The Open University, no Reino Unido, no âmbito da iniciativa europeia CONNECT.
O conceito que embasa o reconhecimento internacional do Alfabetiza Juntos SP está estruturado em três pilares:
- CARE: compromisso e cuidado para garantir que todas as crianças aprendam;
- KNOW: uso de conhecimento e estratégias pedagógicas baseadas em evidências científicas;
- DO: incentivo para que os estudantes coloquem em prática o que aprendem, conectando a alfabetização às situações reais de suas comunidades.
Essa abordagem é reconhecida como uma contribuição relevante para o avanço do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do acesso à educação de qualidade. O reconhecimento reforça a compreensão de que alfabetizar vai além do domínio da leitura e da escrita, formando crianças capazes de compreender e transformar o mundo ao seu redor.
Ações estruturadas e reconhecimento às escolas
O Alfabetiza Juntos SP implementa estratégias como formação continuada de professores, apoio pedagógico e financeiro aos municípios, fornecimento de material didático, uso de tecnologia e avaliações para monitorar o desenvolvimento dos alunos.
Entre as principais ações estão:
- Saresp, adotado por 100% dos municípios paulistas;
- Avaliação de Fluência Leitora, presente em todos os municípios;
- Plataforma Elefante Letrado, utilizada em 510 municípios;
- Formação de professores, presente em 636 municípios;
- Matific, plataforma de matemática adotada por 275 cidades a partir deste ano.
As escolas municipais que cumprem as metas do Saresp recebem recursos por meio do Prêmio Excelência Educacional. O valor do reconhecimento varia conforme o desempenho da unidade, considerando critérios como evolução da aprendizagem, infraestrutura, vulnerabilidade social e regime de funcionamento. As escolas que atingem suas metas recebem R$ 100 por aluno matriculado.