• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/02/2026
Destaque

Prontos pro Mundo: Educação lança novo curso de inglês para 70 mil alunos que concorrerão às 1.000 vagas anuais de intercâmbio

Encontro com estudantes e formação de professores para uso da nova plataforma acontece nesta quarta-feira (4) no Memorial da América Latina

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lança nesta quarta-feira (4), no Memorial da América Latina, o novo curso de inglês para 70 mil estudantes que concorrerão às 1.000 vagas de intercâmbio do programa Prontos pro Mundo para viagens em 2027. A nova plataforma, com aulas síncronas de língua inglesa, também oferece apoio de inteligência artificial para os estudantes.

Intercambistas da capital e RMSP que viajaram para o exterior no ano passado estarão presentes no lançamento.

O público-alvo do curso de inglês são os estudantes matriculados neste ano na 1ª série do Ensino Médio. Esses alunos foram classificados para as aulas  intensivas do idioma a partir de suas notas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2025, enquanto estavam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental  — a primeira etapa de seleção do Prontos pro Mundo.

“Os estudantes da rede estadual terão acesso ao mesmo padrão de curso de inglês oferecido a estudantes da rede particular, com especial preparo na conversação, uma importante habilidade para o intercâmbio. São selecionados para as aulas alunos de todas as regiões do estado, o que garante a equidade do programa”, afirma Simone Telles, coordenadora do Prontos pro Mundo.

As aulas devem começar ainda neste mês de fevereiro. O acesso dos estudantes será feito por meio do aplicativo Sala do Futuro. Os 70 mil alunos terão acesso a aulas ao vivo, ministradas por professores nativos. As aulas promovem o domínio completo do inglês, abrangendo speaking, listening, reading e writing (falar, ouvir, ler e escrever). As aulas ao vivo acontecerão duas vezes por semana, com 50 minutos cada, sempre no contraturno das turmas regulares. Ou seja, um estudante que estuda em tempo integral, das 7h às 16h, será direcionado às aulas no período noturno.

As aulas com professores serão complementadas pela tutoria de IA, que auxilia os estudantes com pronúncia em tempo real, envio de feedback e sugestão de exercícios.

A nova plataforma foi contratada por meio de licitação e a Educação de SP deve investir, em 12 meses, R$ 151 milhões nas aulas. Esta é a primeira vez que a tecnologia da Open English (empresa contratada pela Educação), atrelada ao uso de IA, é implantada na educação pública brasileira.

Antes da implantação, a Educação de SP implantou um projeto-piloto, em 2025, e a plataforma foi usada e testada por 1.000 estudantes já beneficiados pelo programa Prontos pro Mundo. A plataforma e os cursos foram aprovados por 96% dos participantes.

Prontos pro Mundo

A seleção dos 70 mil estudantes a partir do desempenho no Saresp é a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo. A primeira delas é justamente a participação na prova que avalia a Educação paulista.

Até a viagem de três meses para países de língua inglesa, os estudantes passam por outras etapas: o curso de inglês, a prova de inglês e a análise do seu boletim escolar.

O programa Prontos pro Mundo leva 1.000 estudantes de todo o estado, por ano, para um intercâmbio de três meses nos seguintes países: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. São 500 selecionados por semestre. Os estudantes chamados são divididos em duas listas: por município e classificação geral. Inicialmente, o programa classifica um estudante representante de cada município paulista. As vagas das cidades sem alunos aptos a concorrer pelo intercâmbio são destinadas à distribuição pelos principais critérios do programa (nota do Saresp e nota da prova do Prontos pro Mundo) por ordem de classificação.

O intercâmbio é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Todo o processo é acompanhado pela equipe do programa e professores coordenadores das 91 unidades regionais de ensino do Estado. Na tarde desta quarta-feira, esses professores passarão por formação da plataforma.

Texto com informações da assessoria de imprensa da Liberty/Open English