• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/05/2012
Últimas Notícias

Alunos da rede estadual participam de Festival de Arte e Cultura de Toyama

Secretaria da Educação apoia programa que envia para Toyama desenhos relacionados à cultura japonesa feitos por alunos da rede estadual Os alunos da rede estadual do Ensino Fundamental 1 e 2, […]

Secretaria da Educação apoia programa que envia para Toyama desenhos relacionados à cultura japonesa feitos por alunos da rede estadual

Os alunos da rede estadual do Ensino Fundamental 1 e 2, até 15 anos, podem participar do intercâmbio de desenhos sobre a cultura brasileira e japonesa. Os estudantes interessados deverão produzir um desenho sobre Mottainai. O tema, além de ser um alerta ao não desperdício, proporciona a oportunidade de trabalhar questões referentes ao consumo ético e consciente.

Desde 2007, a Secretaria da Educação participa do Festival de Arte e Cultura de Toyama enviando para província desenhos de alunos brasileiros relacionados à cultura japonesa.  A novidade desde ano é a I Mostra Internacional de Cultura e Arte de São Paulo.

Com o objetivo de intensificar o intercâmbio cultural entre crianças brasileiras e japonesas, serão exibidos 20 desenhos de alunos japoneses no Brasil . “O tema para os alunos japoneses será O Brasil que eu conheci. Será uma grande oportunidade de conhecer, por meio do olhar de crianças estrangeiras, como conhecem nossa cultura”, explica a responsável pelo Festival, Maria Cristina Noguerol Catalan.

Como participar

Os alunos deverão desenvolver a atividade em sala de aula e com a orientação dos professores. Com os trabalhos em mãos, o diretor deverá formar uma comissão de professores, incluindo pelo menos um professor de arte, para seleção de um desenho do ciclo 1 e outro do ciclo 2. Os dois desenhos deverão ser enviados para a diretoria de ensino da região até o dia 22 de junho.

Na diretoria de ensino, o desenho passará por outra banca avaliadora que escolherá dois trabalhos para serem encaminhados para o Centro de Referência Mario Covas até o dia 29 de junho. Quinze desenhos serão selecionados e enviados para o Japão. Quer saber mais informações sobre o Festival? Acesse o site do Cre Mario Covas.