terça-feira, 10/07/2012
Imprensa

Termina sexta-feira prazo de inscrições para 13 mil vagas do programa Rede Ensino Médio Técnico

Cadastro pode ser feito até sexta-feira (13/07) no portal da Secretaria da EducaçãoAté a última sexta-feira (06/07), 7.000 alunos já estavam inscritos Termina na próxima sexta-feira (13/07) o prazo de […]

Até a última sexta-feira (06/07), 7.000 alunos já estavam inscritos

Termina na próxima sexta-feira (13/07) o prazo de inscrições para 12.392 vagas disponíveis em 46 cursos técnicos do programa Rede Ensino Médio Técnico (Retec), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 86 municípios participantes. As aulas terão início no segundo semestre, quando outros 13 mil alunos darão continuidade aos estudos iniciados em fevereiro deste ano.

Até a última sexta-feira (06/07), 7.000 estudantes já tinham manifestado interesse nos cursos oferecidos gratuitamente pela Secretaria. O curso mais procurado é o técnico em administração, com 1.464 inscritos para um total de 1.205 vagas, seguido do técnico em enfermagem, com 742 cadastrados (são 1.167 vagas). Das 86 cidades do Estado onde há a oferta do programa, São Paulo, Guarulhos, Taubaté, Campinas e Mauá somam o maior número de candidaturas até o fim da última semana.

As inscrições podem ser feitas por meio do Portal da Educação. Poderão se inscrever os alunos que, no ano passado, frequentavam a 2ª série do Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais.

Os cursos estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo MEC de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.

Se o número de inscritos for maior do que a quantidade de vagas, haverá sorteio no dia 20 de julho. É importante que os alunos que se inscreverem e forem sorteados efetuem entre os dias 23 de julho e 3 de agosto as matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso. A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas.

Rede Ensino Médio Técnico

Lançado em julho de 2011, o programa Rede Ensino Médio Técnico tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

“O programa Rede Ensino Médio Técnico propicia aos estudantes das escolas estaduais melhores condições para inserção no mercado de trabalho e para prosseguimento dos estudos em nível superior. O fato de esses alunos cursarem o Ensino Técnico tem resultado em um melhor desempenho durante as aulas nas disciplinas regulares do Ensino Médio, que eles cursam no contraturno”, afirma a professora Lucia Lodi, gestora executiva da Rede Ensino Médio Técnico.

A educação técnica profissional é oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública.

No modelo integrado, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza.

A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.