terça-feira, 25/09/2012

Alunos de Itaquaquecetuba e Poá participam quinta-feira de festival de cinema

A premiação terá a participação de cerca de 2.000 estudantes, que produziram, ao longo do ano, curtas-metragens por meio do projeto Cinearte Ao todo, 32 escolas estaduais da Diretoria Regional […]

Ao todo, 32 escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de Itaquaquecetuba integram a ação

Cerca de 2.000 alunos de escolas estaduais de Itaquaquecetuba e Poá participam quinta-feira (27/09) da premiação do Cinearte 2012 – 4º Festival de Curtas-Metragens, no auditório da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), em São Miguel Paulista (zona leste de SP). Promovido anualmente pela Diretoria Regional de Ensino de Itaquaquecetuba, o evento visa estimular a criatividade dos estudantes de Ensino Médio por meio da produção de filmes.

Haverá premiação para os vencedores nas categorias ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção, roteiro original, edição, figurino, maquiagem, direção de arte e trilha sonora. A Escola Estadual Benedita Garcia da Cruz, de Poá, será premiada pelo filme “Marcas de Vingança”, produzido por seus alunos e eleito o melhor na votação dos internautas. As 32 unidades participantes serão premiadas com troféus e os professores que orientaram os trabalhos serão homenageados.

Além disso, os cinco grupos primeiros colocados entre todos os gêneros e o três melhores documentários serão premiados com filmadoras, celulares e máquinas fotográficas. Todos os alunos das escolas cadastradas receberão certificados de participação.

A equipe de jurados será formada por Alex Sandro Moletta, roteirista e educador de arte, Sérgio Pires, coordenador da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, e Celso Cardoso, fotógrafo, designer e educador de arte.

“O projeto é extremamente importante para que o aluno trabalhe com as várias linguagens do cotidiano. Por meio dele, os estudantes aprendem a analisar, sintetizar, pesquisar, entre outras habilidades que são fundamentais para uma vida em sociedade”, explica Rosania Morales Morroni, dirigente regional de ensino.

Com orientação de professores, os alunos participantes produziram, ao longo do ano, curtas-metragens entre os gêneros comédia, terror, drama, documentário, ficção científica, aventura e romance. Os estudantes receberam ainda orientações técnicas sobre a linguagem audiovisual, ministradas por docentes do curso de cinema da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), em parceria com a equipe pedagógica de arte da diretoria de ensino.

Desde a primeira edição do festival, iniciado em 2009, já foram produzidos 95 filmes. No primeiro ano, o evento contou com a participação de cerca de 200 estudantes, número que foi duplicado no ano posterior e que chegou a 800 no ano passado. Neste ano, o festival chega à marca de 2.000 participantes.

“Eu sempre quis ser diretor de cinema, é um sonho que eu tenho. O Cinearte foi uma oportunidade de colocar em prática essa experiência incrível”, explica Daniel dos Santos Tenório, 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Vera Lucia Torres Rodrigues Affonso, em Poá. Na edição do ano passado, o estudante compôs um dos grupos vencedores com o filme de terror “Vingança Paranormal”. Neste ano, a escola está entre as cadastradas para o festival e participará com o filme de ficção científica “Kleeper”.

Evento: Premiação do Cinearte 2012 – 4º Festival de Curtas-Metragens

Data: quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Horário: das 17h às 20h

Local: auditório da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), rua Doutor Ussiel Cirilo, 225, em São Miguel Paulista, São Paulo, SP