sexta-feira, 19/10/2012
Imprensa

Escola estadual do centro de SP recebe domingo mutirão sobre direitos do trabalhador

Projeto realizado em parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho deve atender a 300 pessoas Além de orientações aos […]

Além de orientações aos trabalhadores, comunidade poderá assistir a apresentações culturais e participar de atividades de lazer

A Escola Estadual Frei Paulo Luig, localizada no Pari, recebe domingo (21/10), das 11h às 17h, o evento “Juiz do trabalho: sempre ao seu lado”, voltado à comunidade escolar. O mutirão será realizado a partir de parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e com a Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra/SP) durante as atividades do fim de semana do programa Escola da Família. A expectativa é que 300 pessoas sejam atendidas no projeto, que tem como objetivo fornecer à população informações sobre os direitos dos trabalhadores.

As orientações serão repassadas aos trabalhadores por 15 voluntários da Anamatra, que terão como colaboradores 16 estudantes de direito que atuam no programa Escola da Família nas unidades da Diretoria Regional de Ensino Centro. Cada participante será atendido individualmente em salas de aula da escola.

“A iniciativa visa repassar à população esclarecimentos sobre os direitos, prevenção de acidentes nos locais de trabalho, além da distribuição da cartilha do trabalhador, idealizada pela Anamatra”, comentou a coordenadora do programa Escola da Família, professora Maria Helena Berlinck Martins.

Além do atendimento aos trabalhadores, durante o dia haverá apresentações artísticas de participantes de outras unidades da Diretoria Regional de Ensino Centro que também são sede do programa Escola da Família aos finais de semana. Entre as apresentações, haverá uma mostra de danças típicas bolivianas e paraguaias.

“Como a escola Frei Paulo Luig é aberta aos sábados e domingos para toda a comunidade, o evento também terá atividades para aqueles que não forem atendidos pelos voluntários. Teremos as atividades de lazer que são desenvolvidas todas as semanas e entretenimento para aqueles que estiverem acompanhando os trabalhadores”, contou o professor-coordenador do núcleo pedagógico do programa Escola da Família da Diretoria Regional de Ensino Centro, Eduardo Maia Simões.

De acordo com Simões, a comunidade já está mobilizada para as atividades de domingo. “Estamos em contato com líderes comunitários que também divulgaram o evento entre a população da região do Pari. Com isso, também devemos atingir aos imigrantes bolivianos e paraguaios que moram nessa região. A expectativa é que sejam atendidas 300 pessoas”, disse o professor-coordenador.

Distribuição cartilhas

A população do interior do Estado também recebe, desde maio deste ano, as cartilhas do trabalhador por meio de parceria da Secretaria da Educação com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, que abrange a região de Campinas. Para a distribuição, foram capacitados estudantes universitários de 19 diretorias de ensino localizadas no interior. No total, a Secretaria recebeu 17 mil cartilhas que estão sendo distribuídas no programa Escola da Família nos finais de semana.

As atividades no domingo acontecem entre as 11h e 17h30. A Escola Estadual Frei Paulo Luig fica na avenida Carlos de Campos, 841, no Pari.