• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/09/2009
Últimas Notícias

Paulo Renato entrega diploma a mais de mil alunos formados em projeto parceiro com a Microsoft

Evento no Palácio dos Bandeirantes contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Geraldo Alckmin Nesta quarta-feira (30/9), o secretário estadual de Educação Paulo Renato Souza entregou diplomas a […]

Evento no Palácio dos Bandeirantes contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Geraldo Alckmin

Nesta quarta-feira (30/9), o secretário estadual de Educação Paulo Renato Souza entregou diplomas a mais de mil estudantes da rede estadual de ensino formados no Programa Aluno Monitor, curso oferecido pela empresa americana Microsoft. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes e reuniu cerca de duas mil pessoas.

Na ocasião, o representante da Pasta assinou um protocolo de intenções para dar continuidade ao projeto em parceria com a multinacional para qualificação gratuita dos estudantes. O evento ainda contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabio Bonini, e do presidente da Microsoft no Brasil, Michel Levy.

“O grande desafio para a Secretaria é levar a informática para dentro da sala de aula, implantar um programa de tecnologia da informação que funcione em toda a rede, e essa é uma etapa importante para que isso aconteça. Hoje temos 1,6 mil escolas da rede pública com salas do Acessa Escola”, afirmou o secretário Paulo Renato Souza .

O curso Aluno Monitor foi implantado inicialmente nas escolas estaduais da capital onde funciona o Programa Acessa Escola, mas a iniciativa será expandida para as demais cidades paulistas. A parceria do governo com a Microsoft tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos de informática transmitidos aos jovens assim que são admitidos na função. Os alunos participam de aulas via Internet, onde são detalhados desde o funcionamento do computador e das redes, manutenção técnica até a otimização do uso de softwares operacionais.

“A tecnologia da informação é a área que mais cresce no mundo e é uma grande fonte de empregos. Hoje, no Brasil, imagina-se que existam mais de 40 mil vagas disponíveis, sem profissionais qualificados para preenchê-las”, explicou o secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin.

Conheça o Programa

O Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria de Estado da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Atualmente, o Acessa Escola conta com mais de cinco mil estagiários, atuando em 600 escolas da capital. Até março de 2010, a previsão é que o programa atinja 3.527 unidades em todo o Estado.

Em agosto, a Pasta realizou seleção para outras 2.303 vagas abertas, em diversas regiões do Estado. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O programa também oferece pagamento de bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.