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sexta-feira, 26/02/2010
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Governo do Estado cede ônibus escolares extras a municípios afetados pelas enchentes

As cidades de São Luis do Paraitinga e Cunha, que já haviam recebido um veículo do Program Ônibus Escolar, receberão mais dois ônibus  O Governo do Estado de São Paulo […]

As cidades de São Luis do Paraitinga e Cunha, que já haviam recebido um veículo do Program Ônibus Escolar, receberão mais dois ônibus 

O Governo do Estado de São Paulo vai contemplar municípios paulistas com ônibus extras do Programa de Transporte Escolar. Os veículos serão cedidos a duas cidades castigadas pelas chuvas no início deste ano. Para São Luiz do Paraitinga e Cunha, serão cedidos dois ônibus – ambas já haviam sido contempladas com um veículo cada uma em dezembro do ano passado dentro do Programa Ônibus Escolar.

”Com essa iniciativa, vamos colaborar para que os municípios se recuperem dos estragos causados pelas chuvas e possam continuar atendendo bem nossos alunos”, disse o secretário Paulo Renato Souza.

Além dos novos ônibus, o Governo do Estado já autorizou o repasse ao município de São Luiz do Paraitinga o valor de R$ R$ 4,3 milhões na recuperação das escolas da rede municipal de ensino e para a compra de equipamentos e materiais escolares.

Os ônibus têm capacidade para transportar 31 alunos sentados e cada veículo custa em torno de R$ 145 mil. Os veículos possuem ainda adaptações para transporte de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida – a porta tem vão livre de 65 centímetros de acesso, largura suficiente para passagem de uma cadeira de rodas aberta. É dotado ainda de quatro assentos preferenciais reservados para esses estudantes, além de local adequado para acomodação segura de cadeira de rodas dobrável, com cinto de fixação. Os veículos serão cedidos em regime de comodato, com a possibilidade de doação dos veículos ao final de cada prazo.

Programa Ônibus Escolar

Com um investimento de R$ 94 milhões, o Programa prevê a cessão de 645 veículos para todos os municípios do Estado. Cada cidade conveniada com a Secretaria de Estado da Educação terá direito a um veículo, que deverá ser utilizado para auxiliar no transporte de estudantes de escolas estaduais e municipais. Dos 645 municípios do estado de São Paulo, 603 municípios paulistas se cadastraram no programa e 505 já receberam os veículos. As inscrições se encerram hoje.

Política Pública para o Transporte Escolar

O Programa Ônibus Escolar faz parte da nova política pública para a área de transporte escolar. A proposta foi implantada em três etapas e tem o objetivo de racionalizar os investimentos da Pasta e melhorar a eficiência do sistema utilizado hoje. Na primeira etapa, foram publicadas resoluções para disciplinar a concessão de auxílio-transporte aos alunos. Em seguida, foi desenvolvido um novo sistema pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), com o apoio do Centro de Informações Educacionais da Secretaria, para vincular o Sistema de Cadastro de Alunos, mesma ferramenta utilizada para a matrícula antecipada, às rotas de transporte de cada aluno.

Com base no resultado da análise dos dados informados pelas prefeituras neste sistema, a Pasta passará a definir o custo aluno por quilômetro rodado ao dia, o que promoverá uma mudança sistemática no repasse de recursos às prefeituras conveniadas. “Dessa forma, os convênios passarão a ser assinados com repasse de recursos com base no quilômetro rodado por aluno e não apenas no número de alunos. Isso vai beneficiar significativamente as prefeituras, especialmente os municípios mais extensos”, ressalta o secretário Paulo Renato.

Em 2008, o Governo do Estado repassou aos municípios cerca de R$ 200 milhões por meio de convênios para auxílio no transporte escolar, beneficiando em torno de 330 mil alunos de todo Estado. Em 2009, foram destinados ao repasse cerca de R$ 230 milhões, contemplando em torno de 370 mil alunos.