quinta-feira, 31/10/2013
Pais e Alunos

Alunas ganham 1º lugar no Encontro de Iniciação Científica Júnior

Experiência vencedora apresenta soluções para acelerar degradação das gomas de mascar

Dentre mais de cem trabalhos inscritos no 1º Encontro de Iniciação Científica Júnior, o projeto desenvolvido pelas alunas Anavivian e Maria Luiza, da E.E. Ryoiti Yassuda, em Pindamonhangaba, foi contemplado com o primeiro lugar. O prêmio, promovido pela Universidade de Taubaté, recebeu trabalhos de escolas públicas, privadas e técnicas.

“Vencer o encontro foi uma grande surpresa, uma grande honra, principalmente por ser nossa primeira participação. Nos sentimos muito felizes por ver toda a nossa dedicação sendo reconhecida”, revela a estudante Anavivian.

A experiência vencedora, desenvolvida pelas alunas, foi o “Solvente Ecológico para Goma de Mascar”. O objetivo do experimento era descobrir uma forma de acelerar a degradação das gomas de mascar que levam aproximadamente cinco anos para se decompor.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Desde abril, as alunas estão envolvidas com o trabalho, lendo artigos e realizando experiências no laboratório. É uma iniciativa que introduz outro nível de pesquisa, nos moldes universitários. Foi uma experiência muito boa”, afirma o professor de Química e orientador do trabalho, Edson Ricardo Florentino.

O trabalho foi desenvolvido como parte da disciplina eletiva “Eureka”, criada para atender a 1ª Feira de Ciências do Ensino Integral, que acontecerá em novembro, em Águas de Lindóia.