• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/10/2017
A Escola Que Queremos

Senado nacional tem 27 novos “jovens senadores”

Os alunos vencedores irão conhecer o Senado Federal, entre 27 de novembro e 2 de dezembro

Foi divulgada a lista com o resultado do 10º Concurso de Redação do Senado Federal, que teve o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro. Os jovens senadores estarão em Brasília de 27 de novembro a 2 de dezembro, e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 28 de novembro, no Plenário do Senado Federal.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A comissão julgadora do Jovem Senador 2017 se reuniu e escolheu os três melhores textos do país. Nesta edição, foram apresentadas ao projeto 153.955 redações, um aumento de 35% em comparação com a Edição de 2016. Para conferir a lista dos 27 jovens senadores vencedores clique aqui.

Jovens Senadores de 2017

O primeiro lugar ficou com a aluna Bruna Neri Cardoso Brandão, de Brasília, Distrito Federal, com a redação “Intolerância: barreira para a igualdade de gênero”. Venceu em segundo lugar o aluno Silmark de Araújo Alencar, da cidade de Dom Pedro, no Maranhão, com a redação “Brasil: intolerância miscigenada”. O terceiro lugar na etapa nacional ficou com a aluna Raissa de Souza Reis, de Manaus, Amazonas, com a redação “Brasil: superar a intolerância para seguir em frente”.

Em 2017, o Jovem Senador mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 14% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação.

Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 10.033 professores orientadores, um crescimento de 53% em relação à edição de 2016. O Projeto atingiu, ainda, a marca de mais de um milhão de alunos mobilizados, totalizando 1.240.597 de alunos desde sua primeira edição em 2011.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. A lista de todos os alunos classificados em segundo e terceiro lugares nos Estados e no DF também está disponível no site do Senado Federal.